Parceria entre Prefeitura e FMA cria o Parque Escultórico Linear com peças de arte contemporânea a céu aberto

Por meio de uma parceria entre a Secretaria de Cultura da Prefeitura de Itu e a FMA (Fundação Marcos Amaro), a Avenida Galileu Bicudo está se tornando uma verdadeira galeria de artes a céu aberto. Teve início nesta semana a implantação do projeto Parque Escultórico Linear, que expõe peças de arte contemporânea ao longo dos canteiros da via para livre apreciação do público.

A ideia, que agora começa a ser colocada em prática, partiu da FMA, que disponibilizou esculturas de artistas renomados para serem distribuídas ao longo da Galileu Bicudo. A curadoria do projeto selecionou obras com valor significativo no contexto nacional, servindo como uma ponte para o diálogo entre a Itu barroca e a arte moderna. A mostra é realizada sem nenhum custo aos cofres públicos.

“Assim que recebemos essa proposta da Fundação Marcos Amaro, logo percebemos o imenso valor dessa iniciativa. São poucas cidades brasileiras que podem ostentar uma exposição artística deste nível ao ar livre, atraindo a atenção, não apenas dos moradores, mas também de turistas. É uma oportunidade única”, declara o prefeito Guilherme Gazzola.

A Fundação Marcos Amaro mantém em Itu a FAMA (Fábrica de Arte Marcos Amaro), instalada na antiga indústria têxtil São Pedro. O espaço abriga peças do acervo do artista e colecionador Marcos Amaro, dispondo de mostras fixas e temporárias, focadas em arte contemporânea com ênfase no tridimensional. De visitação gratuita ao público, a FAMA também promove a produção e o fomento de arte, sendo uma referência nacional no segmento.

Artigos relacionados
Carregar mais por admin
Carregar mais em Cultura

Deixe uma resposta

Leia também

Prefeitura realiza atividades no Dia Internacional de Combate às Drogas

CEMUS V teve teatro do projeto “Anjos da Vida” e Secretaria da Educação recebe gibis do Pr…