Quer receber as principais Notícias de Salto e região pelo Facebook Messenger? Inscreva-se agora.
Cinco melhores trabalhos receberão um prêmio de R$ 5 mil cada
livros
Crédito da foto: Prefeitura de Sorocaba/Divulgação

O Prêmio Sorocaba de Literatura 2019 está com inscrições abertas até o próximo dia 25. Os interessados devem ir pessoalmente, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, na Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger”. As inscrições são gratuitas.

Segundo a Secretaria da Cultura (Secult), o prêmio busca valorizar e divulgar a produção literária local. Além de incentivar a leitura e o contato da população com autores sorocabanos.

Para participar, o interessado deve morar em Sorocaba há pelo menos dois anos e ser maior de 18 anos. Podem ser inscritos livros editados em 2017 e 2018 e que estejam de acordo com a Lei Federal nº 10.753, de 30 de Outubro de 2003, que instituiu a Política Nacional do Livro.

Cada artista pode inscrever apenas uma obra por categoria, porém, poderá ser premiado por apenas um trabalho. Dentre as categorias estão: ficção romance, ficção novelas, ficção contos, ficção crônicas; biografia, não-ficção, infantil, juvenil, artes e fotografia e poesia. Para as categorias não ficção e biografia serão consideradas obras com abordagem literária, tais como ensaio e filosofia.

Os livros serão selecionados por uma comissão julgadora composta por três avaliadores peritos com formação e experiência na área, inscritos no Edital de Credenciamento Permanente nº 10/2019, da Secretaria da Cultura. Os cinco melhores trabalhos receberão um prêmio de R$ 5 mil cada. A divulgação dos premiados será realizada por meio da imprensa oficial do município e mídia local.

Os artistas premiados pela Prefeitura de Sorocaba deverão apresentar proposta de contrapartida, com objetivo de formação do público leitor e escritor, como oficinas, palestras e recitais, entre outras atividades.

Leia mais  Pedestres ganham ‘chá da tarde’ durante travessia em passarela de Tatuí

Sobre a inscrição

A obra participante deverá ser apresentada em três exemplares, dos quais, após a avaliação e premiação, ficarão para a Secretaria da Cultura para serem utilizadas em espaços públicos.

Os artistas deverão entregar a ficha de inscrição devidamente preenchida, além de RG original e cópia simples, cópia de comprovante de residência com no mínimo três meses de emissão, um breve currículo artístico, cópia de comprovação de cadastro na Biblioteca Nacional e a proposta de contrapartida.

O edital de chamamento foi publicado no jornal “Município de Sorocaba” no dia 27 de agosto e pode ser conferido na internet. A Biblioteca Municipal fica na rua Ministro Coqueijo Costa, 180, no Alto da Boa Vista. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (15) 3228.1955 ou 3212-8170 ou pelo e-mail [email protected]. (Da Redação, com informações da Secom)

Artigos relacionados
Carregar mais por - redação
Carregar mais em Cultura

Deixe uma resposta

Leia também

Encontro com Garfield no Plaza Shopping Itu será neste fim de semana

Como parte da programação de fim de ano, o Plaza Shopping Itu recebe a visita do personage…