Um boletim publicado pelo portal Doc.com, em março deste ano, apontou Jaguariaíva como o segundo município que mais gerou emprego na região dos Campos Gerais, ficando atrás apenas de Ponta Grossa.

Os números foram divulgados pelo Núcleo de Economia Regional e Políticas Públicas (Nerepp), da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), e são fruto de um estudo realizado pela professora doutora Augusta Pelinski Raiher, com dados do Programa de Disseminação das Estatísticas do Trabalho (PDET). O intuito foi explorar a forma como a região reagiu após a crise de 2015, no que se refere à criação de novas vagas de trabalho.

O estudo mostrou que, no ano de 2018, Jaguariaíva foi o segundo município com maior contribuição, gerando 627 novos empregos, ficando em 15º na colocação no ranking estadual e em 2º lugar entre os 19 municípios dos Campos Gerais, à frente, inclusive de colegas de maior porte, como Castro (3º) e Telêmaco Borba (5º).

Com geração de emprego, desde pequenos comércios até grandes empresas como a BrasPine Madeiras, que atualmente tem cerca de 1.100 funcionários, perdendo apenas para o poder público municipal, que possui mais de 1.370 servidores (destes, 1.200 são concursados e o restante se dividem entre contratos temporários, estagiários, agentes comunitários e comissionados), Jaguariaíva aparece com um índice de crescimento de 7,9% entre 2017 e 2018, levando a crer que as políticas públicas adotadas têm surtido um efeito positivo.

Entre os empreendimentos mais atuais de Jaguariaíva, pode-se destacar a unidade da Lojas Cem, que já está em construção em uma grande área adquirida no centro do município. A nova loja, que atua na revenda de móveis, eletrodomésticos e eletrônicos, já anunciou a seleção de cerca de 80 colaboradores, uma ótima notícia para quem está em busca de uma chance no mercado de trabalho.

A empresa Daniel Material de Construção, outro empreendimento que se instala em Jaguariaíva, inaugura neste sábado, dia 4, e também irá compor a gama de novos empregos no município.

Com a economia do país retomando o fôlego, toda tentativa de atrair empresas para o município é bem vinda. Em Jaguariaíva, os investimentos em infraestrutura tem deixado a cidade cada vez mais atrativa para os investidores, além da promoção de cursos profissionalizantes, através da Secretaria de Indústria Comércio e Turismo, que procura capacitar os candidatos para o mercado de trabalho.

A SMICT também tem dado incentivo aos MEI’s (Microempreendedores Individuais), que hoje já chegam à marca dos 900, entre aproximadamente 1.400 empresas que atuam na geração de empregos e renda em Jaguariaíva.

Além das empresas situadas no município, firmas de outros lugares têm buscado mão de obra em Jaguariaíva, anunciando as vagas na Agência do Trabalhador, as mesmas estão disponíveis e são divulgadas diariamente em todos os veículos de comunicação da prefeitura municipal.

As belezas naturais também têm sido aproveitadas no segmento de Turismo de Aventura, que tem movimentado Jaguariaíva, principalmente durante os fins de semana, quando recebe visitantes que desejam conhecer as exuberantes cachoeiras, trilhas, lagoas e inúmeras atrações, que ganharam a atenção de empreendedores do ramo, gerando empregos e renda através do turismo.

Artigos relacionados
Carregar mais por admin
Carregar mais em Entretenimento

Deixe uma resposta

Leia também

Prefeitura realiza atividades no Dia Internacional de Combate às Drogas

CEMUS V teve teatro do projeto “Anjos da Vida” e Secretaria da Educação recebe gibis do Pr…