Quer receber as principais Notícias de Salto e região pelo Facebook Messenger? Inscreva-se agora.

Inscrições serão aceitas até o dia 15/5.

Museu da Energia de Itu oferece oficinas gratuitas de arte
Livia Pasqua

Como parte das ações especiais da 17ª Semana Nacional de Museus, que em 2019 explora o tema “Museus como núcleos culturais: o futuro das tradições”, o Museu da Energia de Itu oferecerá, no dia 18 de maio (sábado), duas oficinas gratuitas que exploram arte, cultura e corpo, voltadas a tradições locais e nacionais.

Haverá práticas para adultos e crianças. As atividades serão realizadas pela professora, pesquisadora e artista Lívia Pasqua, do Coletivo Caleidoscópio. Mestra em Educação Física, Lívia é especializada em práticas corporais, com enfoque especial na capoeira, ginástica e artes da cena (teatro e circo).

As vagas são limitadas e é necessário se inscrever para participar, por meio do e-mail [email protected] As vagas ficam abertas até 15 de maio.

Oficina “Resgate e diálogo Arte Utu-Guaçú” – 9 às 12 horas – Público: Adultos
Oficina teórico-prática que visa resgatar as tradições da cidade de Itu, chamada de Utu-Guaçú pelos habitantes originais. A ideia é promover o diálogo entre as diferentes expressões culturais locais, e as manifestações da elite e populares, tais como o Samba Rural, Festa do Divino Salvador, Estouro do Judas, entre outras. 

Oficina “Capolendas” – 14 às 16 horas – Público: Adultos e Crianças
Oficina que possibilita a vivência de movimentos básicos da capoeira, com pequenos desafios impostos pelas personagens das histórias, bem como o conhecimento de lendas que fazem parte da cultura brasileira. Desperta na criança a vontade de aprender e o interesse pela cultura de seu país. Após a experimentação corporal por meio da contação de histórias e os movimentos de capoeira, os participantes da oficina poderão passar para o papel em branco tudo aquilo que foi colorido e divertido em aula, produzindo um material artístico cultural próprio. 

Sobre a Fundação Energia e Saneamento

Criada em 1998, a Fundação Energia e Saneamento pesquisa, preserva e divulga o patrimônio histórico e cultural dos setores de energia e de saneamento ambiental. Atuando em várias regiões do Estado de São Paulo por meio da Rede Museu da Energia (São Paulo, Itu e Salesópolis) e do Núcleo de Documentação e Pesquisa, realiza ações culturais e educativas que reforçam conceitos de cidadania e incentivam o uso responsável de recursos naturais, trabalhando nos eixos de história, ciência, tecnologia e meio ambiente.

Serviço:
Inscrições para oficinas gratuitas até 15/05 no e-mail [email protected]
Oficina “Resgate e diálogo Arte Utu-Guaçú” – Inscrições aqui
Oficina “Capolendas” – Inscrições aqui
Mais Informações: (11) 4022-6832
http://www.museudaenergia.org.br

Artigos relacionados
Carregar mais por - redação
Carregar mais em Entretenimento

Deixe uma resposta

Leia também

Bebê encontrado em lixão de Itu estava em um saco plástico com parte da cabeça queimada

Um feto de um bebê foi encontrado morto em um lixão na tarde desta sexta-feira (16), em It…