Em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de Itu, no dia 5 de março, quinta-feira, às 10h, o Museu Republicano abre a exposição Mulheres em destaque nas placas de rua de Itu. Nesta exposição, o público poderá conhecer traços das vidas de mulheres que foram celebradas nas placas de vias públicas da cidade. A entrada é gratuita.

Eram lavadeiras, policiais, parteiras, religiosas, professoras, jornalistas, comerciantes, costureiras, administradoras, donas de casa, filhas, mulheres, mães que atuaram em Itu e representam tantas outras mulheres, cujos nomes batizam mais de uma centena de logradouros distribuídos pelos bairros centrais e periféricos da cidade. São pessoas que deixaram legados, saudades e que enchem de orgulho seus habitantes.

No espaço expositivo, estarão as fotos das placas de rua lado a lado com os retratos das mulheres que as nomeiam, acompanhadas de uma pequena biografia de cada uma. A Rua Profª Maria Antônia Luporini Sampaio, por exemplo, homenageia uma importante figura na história da cidade. Ela lecionou até ser nomeada conservadora do Museu Republicano, realizou trabalho voluntário com jovens de baixa renda e operários, e participou da abertura do Lar Escola Santo Inácio, abrigo que funciona até hoje.

A exposição cria um diálogo com outra já em cartaz no Museu, chamada A República nas ruas de Itu. Nela, propõe-se um mergulho na planta da cidade, revelando os nomes ligados à Convenção de Itu e à Primeira República (1889 — 1930) que foram eternizados nas ruas da cidade. A partir das pesquisas realizadas para essa exposição, observou-se que é muito pequena a quantidade de ruas que tem o nome de mulheres, enquanto parte significativa das vias homenageia homens. E essa é uma situação semelhante em outras localidades do Brasil e em grandes cidades do mundo. Como explicar tamanho desequilíbrio?

A desigualdade dos nomes espelha as desigualdades que historicamente marcaram as relações humanas. Até hoje, em nosso país, é pequena a participação feminina na esfera política e, em geral, os salários pagos às mulheres são mais baixos do que os recebidos pela população masculina. Tal disparidade se reflete na menor quantidade de ruas, avenidas e praças das cidades batizadas com nomes femininos. Desta forma, a exposição Mulheres em destaque nas placas de rua de Itu busca expandir o olhar do público para a importância da valorização da mulher no âmbito histórico. O visitante terá, ainda, um espaço para inserir novas informações sobre as homenageadas nas placas de rua, bem como incluir novos nomes que não constam na exposição.

Museu Republicano “Convenção de Itu”
Museu Republicano “Convenção de Itu” foi inaugurado pelo Presidente do Estado de São Paulo, Washington Luis Pereira de Sousa, a 18 de abril de 1923 e desde então, subordinou-se administrativamente ao Museu Paulista que, em 1934 tornou-se Instituto complementar da recém-criada Universidade de São Paulo e a ela se integrou em 1963. É uma instituição cientifica, cultural e educacional, especializada no campo da História e da Cultura Material da sociedade brasileira, com ênfase no período entre a segunda metade do século XIX e a primeira metade do século XX, tendo como núcleo central de estudos o período de configuração do regime republicano no Brasil.

Encontra-se instalado em sobrado histórico em Itu, erguido nas décadas iniciais do século XIX, e que se tornou residência da família Almeida Prado. Foi nesse local que se realizou, em 18 de abril de 1873, uma reunião de políticos e proprietários de fazendas de café para discutir as circunstâncias do país e que, posteriormente, se transformou na famosa Convenção Republicana de Itu, marco originário da campanha republicana e da fundação do Partido Republicano Paulista. Supervisão do Museu Republicano — Profa. Dra. Maria Aparecida de Menezes Borrego.

SERVIÇO
Mulheres em destaque nas placas de rua de Itu
Museu Republicano “Convenção de Itu” / Museu Paulista / USP
Rua Barão de Itaim, 67 — Centro — Itu/SP
Entrada gratuita
Visitação de terça a domingo, das 10h às 17h
Agendamento para visita: 11 4023 0240, menu 3, Serviço Educativo
e-mail: [email protected]

Artigos relacionados
Carregar mais por - redação
Carregar mais em Entretenimento

Deixe uma resposta

Leia também

Incêndio atinge grande área e assusta moradores do Porto Seguro, em Salto

incêndio em área verde preocupa moradores do Porto Seguro Os moradores do Jardim Porto Seg…