Quer receber as principais Notícias de Salto e região pelo Facebook Messenger? Inscreva-se agora.

Eventos oferecidos são gratuitos.

Crédito: Arquivo/Museu Republicano Museu Republicano promove série de atividades na 17ª Semana dos Museus
Quadro Piquenique da família do Dr. Elias Antonio Pacheco e Chaves no Salto de Itu, de José Ferraz de Almeida Júnior, acervo do museu

Entre 14 e 18 de maio, o Museu Republicano “Convenção de Itu”/MP/USP oferece uma série de atividades para a população. Os eventos integram a 17ª Semana Nacional de Museus promovida pelo IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus). Confira a programação:

Dias 14 e 17 de maio:
Atividade Educativa – Território e personagens nas obras de José Ferraz de Almeida Júnior (Itu, 1850 – Piracicaba, 1899).
A partir das obras do acervo do Museu Republicano, esta atividade destacará a importância de Itu e arredores na produção pictórica de Almeida Júnior, quer em relação ao território e à paisagem, quer na retratação de diversos personagens de relevância nacional ou local.
Horário: 10h às 11h30 ou das 14h às 15h30
Vagas: 40 em cada horário.
Local: Museu Republicano de Itu/USP– Rua Barão de Itaim, 140, Centro, Itu/SP.
Gratuito
Inscrições: (11) 4023-0240, menu 3 – Setor Educativo do Museu Republicano de Itu/ USP.
Rua Barão de Itaim, 67, Centro, Itu/SP

Dia 15 de maio:
Atividade Educativa – Piquenique da Família do Dr. Elias Antonio Pacheco e Chaves.
A partir da obra Piquenique da Família do Dr. Elias Antonio Pacheco e Chaves, de 1886, o Programa Educativo “Debaixo do Pé de Pitanga” realiza tarde de contação de história sobre a trajetória de vida do artista ituano Almeida Júnior e conversa sobre o tema lazer, família e trabalho.
Horário: 14h30
Local: Museu Republicano de Itu/USP– Rua Barão de Itaim, 140, Centro, Itu/SP.
Gratuito
Inscrições: (11) 4023-0240, menu 3 – Setor Educativo do Museu Republicano de Itu/ USP.
Rua Barão de Itaim, 67, Centro, Itu/SP

Dia 18 de maio – Palestras:
9h30 às 12h – A história dos meus ancestrais. Fátima do Carmo Silva é formada em Ciências Sociais pelo Ceunsp, professora em escolas públicas da cidade de Itu e integrante da União Negra Ituana (UNEI). 

11h às 12h30 e das 13h30 às 15h30 – História e acervos negros em Itu e região, com André Santos Luigi – Doutorando em História/ Unicamp. Bacharel (2009) e Licenciado (2010) em História pela Universidade de São Paulo. Especialista em Ensino de História pela Universidade Estadual de Campinas (2012). Mestre em Educação, na área de Formação de Professores, pela Universidade Federal de São Carlos, pesquisando o Currículo de História do Estado de São Paulo e o Ensino de História da África. Entre 2009 e 2017 trabalhou voluntariamente como Coordenador Pedagógico e professor do Cursinho Popular EPA, projeto de Extensão da FATEC Itu. Atualmente é Professor de Educação Básica, Técnica e Tecnológica no IFSP Campus Registro.

Local: Centro de Estudos do Museu Republicano – Rua Barão de Itaim, 140, Centro, Itu/SP.
Gratuito
Inscrições: (11) 4023-0240, menu 3 – Setor Educativo do Museu Republicano de Itu/ USP.
Rua Barão de Itaim, 67, Centro, Itu/SP

Semana Nacional de Museus 2019

De 13 a 19 de maio acontece a 17ª Semana Nacional de Museus – SNM, temporada cultural em comemoração ao Dia Internacional de Museus (18 de maio). Nessa edição, 1.114 instituições de cultura de todo o país oferecem ao público 3.222 atividades especiais, como visitas mediadas, palestras, oficinas, exibição de filmes e muito mais! Essa iniciativa permite que as instituições museológicas alcancem um número maior de público de forma mais sustentável e dinâmica. 

Com o tema “Museus como Núcleos Culturais: o Futuro das Tradições”, a 17ª Semana propõe um debate sobre o papel dos museus como centros emanadores e, igualmente, receptores de práticas, costumes e pensamentos de nossa cultura.

Artigos relacionados
Carregar mais por - redação
Carregar mais em Entretenimento

Deixe uma resposta

Leia também

Bebê encontrado em lixão de Itu estava em um saco plástico com parte da cabeça queimada

Um feto de um bebê foi encontrado morto em um lixão na tarde desta sexta-feira (16), em It…