Quer receber as principais Notícias de Salto e região pelo Facebook Messenger? Inscreva-se agora.
Padre Bento recebe homenagem no 9º Prêmio Padre Antonio Pacheco
Homenageado será o Padre Bento Dias Pacheco

Uma homenagem póstuma e duas palestras prometem tornar inesquecível o próximo dia 11 de setembro (quarta-feira), na cidade de Itu, com mais uma edição do Prêmio Padre Antonio Pacheco da Silva, que acontece a partir das 19h, no auditório da Prefeitura. O homenageado será Padre Bento Dias Pacheco e as palestras serão ministradas por dois importantes nomes do cenário nacional: Tarsilinha do Amaral e Dra Ana Claudia Quintana Arantes.

A escolha de Padre Bento como o homenageado da 9ª edição do referido prêmio considerou a importante obra humanitária e religiosa do Apóstolo da Caridade, além da celebração dos seus 200 anos de nascimento. Nos séculos 19 e 20, Padre Bento já exercia com primor o que podemos definir atualmente como “Consciência Transformadora, o Cuidado em semear vidas através dos séculos!”, tema deste ano do Prêmio Padre Antonio Pacheco da Silva.

Além da emocionante história de vida de Padre Bento, o público será agraciado com as palavras de Tarsilinha do Amaral, sobrinha neta de Tarsila do Amaral – uma das mais importantes artistas brasileiras do século 20 -, que em 1931 pintou a obra Retrato do Padre Bento, único quadro do religioso; e da médica, especialista em Cuidados Paliativos, sócia fundadora da Associação Casa do Cuidar, Prática e Ensino em Cuidados Paliativos e autora do livro A morte é um dia que vale a pena viver, Dra Ana Claudia Quintana Arantes. O evento contará ainda com a brilhante participação do Coral Vozes de Itu.

Padre Bento nasceu em Itu aos 17 de setembro de 1819, e ficou conhecido pela dedicação às pessoas com hanseníase que, naquela época, eram marginalizadas pela sociedade, tamanho era o temor pelo contágio da doença. Foram 42 anos de amor, cuidados prestados diuturnamente, doação ao próximo, amparo material e espiritual. O trabalho incessante de Padre Bento em prol desses enfermos necessitados perdurou, ininterruptamente, até ele falecer, em 6 de março de 1911, sem ter desenvolvido a terrível moléstia.

O Prêmio Padre Antonio Pacheco da Silva é organizado pela Sociedade Amigos da Cidade de Itu (Saci) e pela empresa Padovani – Materiais de Construção, com apoio da Prefeitura de Itu, Coral Vozes de Itu e OncoItu – Instituto de Tratamento Unificado em Oncologia. Com o propósito de homenagear profissionais da área da saúde que, por meio de vocação e dedicação, muito contribuem e enaltecem a história da cidade de Itu, o Prêmio foi criado em 2011, ano em que se comemorou o Jubileu de Ouro da Saci.

Cuidados paliativos

Pode-se afirmar, sem dúvida, que Padre Bento era adepto de cuidados paliativos, tema abordado com muita propriedade pela palestrante Dra Ana Claudia. Diante de tal fato, a sessão de autógrafos com a autora do livro “A morte” é um dia que vale a pena viver, no dia 12 de setembro (quinta-feira), às 10h, na Livraria Atlântica, no Plaza Shopping Itu, integra as celebrações dos 200 anos de nascimento do religioso ituano.

Os autógrafos serão concedidos mediante apresentação de senhas, limitadas e disponíveis na compra antecipada do referido livro, a partir de 5 de setembro, na Livraria Atlântica.

O Plaza Shopping Itu, fundado em abril de 2000, está localizado na Avenida Dr Ermelindo Maffei, 1199, Jardim Paraíso – Itu/SP.

Serviço 1:
Prêmio Padre Antônio Pacheco da Silva
Data: 11/09/2019
Horário: 19h
Local: Auditório da Prefeitura de Itu, Avenida Itu 400 Anos, 111, Bairro Itu Novo Centro
(endereço para aplicativos de localização: Avenida Agenor Correa Leite de Campos)
Participação do evento mediante inscrição prévia (inscrições encerradas)

Serviço 2:
Sessão de autógrafos
Data: 12/09/2019
Horário: 10h
Local: Plaza Shopping Itu, Avenida Dr Ermelindo Maffei, 1199, Jardim Paraíso
Participação mediante apresentação de senha adquirida na compra antecipada do livro A morte é um dia que vale a pena viver, exclusivamente na Livraria Atlântica, no Plaza Shopping Itu
 

Artigos relacionados
Carregar mais por - redação
Carregar mais em Entretenimento

Deixe uma resposta

Leia também

Placas da Zona Azul em Votorantim têm erro de grafia e serão substituídas

Placas trazem a palavra “estacionamento” grafada de maneira incorreta, sem a s…