Exposição “Ontologias”, de Marcos Amaro, Cabral e Kandro, é uma das atrações da volta do Museu FAMA (Foto: Divulgação)

Após mais de sete meses fechados por conta da quarentena imposta pela pandemia do novo coronavírus, os espaços culturais de Itu começam a se preparar para a retomada das atividades. Museus, teatro e cinema devem começar a funcionar novamente nas próximas semanas, seguindo protocolos de segurança determinados pela fase verde do Plano São Paulo.

O Museu FAMA (Fábrica de Artes Marcos Amaro) reabre suas portas para visitação no dia 14 de novembro, com programação inédita e muito espaço aberto e arejado. O horário especial de reabertura será das 14h às 17h e mais informações podem ser obtidas em facebook.com/famamuseu.

O local receberá a exposição “Tarsila: Estudos e Anotações”, que traz desenhos da pintora Tarsila do Amaral e que estava programada para iniciar em março, antes da pandemia ser declarada. Também são programadas as exposições “Ontologias”, de Marcos Amaro, Cabral e Kandro, e “Rejeito”, de Marcelo Moscheta.

Itu tem ainda com outros museus tradicionais. O Museu da Energia de Itu reabre para o público a partir do dia 12 de novembro, com horário reduzido e limite de capacidade – leia mais nesta página. Já o Museu Republicano, segundo assessoria, permanece fechado, seguindo o plano USP de segurança, já que a instituição é ligada à universidade. O Museu da Música também seguirá fechado, devendo reabrir em fevereiro, segundo Luis Roberto de Francisco.

Na área teatral, Itu conta com dois espaços particulares: o Teatro Yara (ex-Nósmesmos) e o Teatro Maestro Eleazar de Carvalho. Porém, de acordo com a assessoria do primeiro, não há nenhuma ação programada quanto a peças e outras apresentações, sendo promovidos apenas os cursos, como aulas de teatro e sapateado. A reportagem contatou o Temec, mas não obteve retorno até o fechamento desta edição.

Desde o último dia 16 de outubro, a Praça dos Exageros e a Cidade da Criança estão abertos ao público de terça a domingo, das 8h às17h. Às segundas-feiras, ambos permanecem fechados para manutenção. Sobre o funcionamento do Parque do Varvito, Parque Almeida Júnior e Bosque Alceu Geribello, a Prefeitura não informou.

Por último, o Cine Araújo do Plaza Shopping Itu deve reabrir quando a cidade atingir 28 dias na fase verde – ou seja, no dia 7 de novembro. Em contato com a reportagem, o gerente de Marketing do centro de compras, Edgar Silveira, desmentiu boatos de que o multiplex seria fechado.

Protocolos

A Prefeitura informou ao JP que, mesmo na fase verde do Plano SP, atividades que gerem aglomerações, como festas, baladas, torcidas em estádio e grandes shows, continuam proibidas. A atividades culturais, convenções e eventos sociais têm previsão para liberação somente após a passagem de 28 dias na fase verde.

Em comunicado enviado para integrantes do setor cultural, a Secretaria Municipal de Cultura e do Patrimônio Histórico Ocupação definiu alguns protocolos para a realização de eventos, como a capacidade máxima de 60%, marcações dispostas para delimitar a distância mínima, uso obrigatório de máscara em todos os ambientes, disponibilização de álcool em gel em todas as dependências de acesso etc.

Artigos relacionados
Carregar mais por - redação
Carregar mais em Entretenimento

Deixe uma resposta

Leia também

Boa notícia. Ypê terá fábrica e um centro de distribuição em Pernambuco. Grupo anuncia 700 vagas de trabalho

Nesta quinta-feira (19),  foi assinado protocolo de intenções, no Palácio do Campo da…