A Prefeitura de Salto, por meio da Secretaria de Saúde, Departamento de Zoonoses, prossegue nesta semana, de 11 a 16 de fevereiro, com intensificação das ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, em conjunto com o Estado, como ocorre todos os anos neste período. Essa mobilização, já vem ocorrendo com atenção especial desde dezembro e agora será reforçada com vistorias e orientações “porta a porta”, que acontecem em todos os bairros, entre outras ações.
Durante toda a semana, um stand do Aedes Aegypti e animais peçonhentos estará presente das 9h às 16h na Avenida Dom Pedro II, região central da cidade para aproveitar o grande volume de pessoas, devido ao comércio, e assim fazer o repasse de informações sobre os cuidados para evitar proliferação do vetor.
De acordo com o biólogo da rede, Leandro Bernardes Moraes, o comprometimento da população continua sendo imprescindível. “Adotar medidas de controle e eliminação de possíveis focos é um trabalho que não pode parar. Alertamos que a presença de ‘pernilongos’ picando durante o dia são o maior indicativo da presença de focos nas proximidades”, disse.
No município de Salto, por exemplo, a presença de 08 Ecopontos espalhados pelos bairros atendem o descarte de materiais inservíveis que se tornam possíveis focos para o mosquito. Graças a conscientização da Equipe de Zoonoses, cerca de vinte borracharias do município já realizam esses descartes inteligentes nos Ecopontos presentes nos bairros.
Na sexta-feira (15), às 8h, no auditório da Clínica das Nações, Agentes Comunitários de Saúde (ACS) receberão reciclagem para aperfeiçoar o trabalho de controle na área de abrangência do Programa Estratégia Saúde da Família: “Controle ambiental/Vetorial – atribuições e responsabilidades do Agente Comunitário de Saúde”. “Esses agentes já realizam este trabalho, mas este bate-papo é necessário para estimular a intensificação neste período crítico”, destaca o secretário da Saúde, Flávio Vitale Filho.

Compartilhe esta notícia:






Artigos relacionados
Carregar mais por admin
Carregar mais em Notícias

Deixe uma resposta

Leia também

Equipe saltense participa da 6ª etapa da Média Paulista de Ciclismo

A cidade de Salto recebeu no último domingo (16), a 6ª etapa da Média Paulista de Ciclismo…