A conjuntura econômica está favorecendo aqueles que seguem o velho conselho de tentar barganhar na hora de fechar um contrato de aluguel. De acordo com o levantamento mensal da imobiliária QuintoAndar, a diferença entre o preço anunciado e o valor fechado em contrato aumentou para uma média de 13,4% em maio em São Paulo.

Segundo o QuintoAndar, a discrepância entre anúncio e contrato é a maior em São Paulo desde junho de 2019. No Rio de Janeiro essa taxa de desconto já havia subido nos meses anteriores e está em 14,3%.

“Esse movimento indica maior negociação entre inquilinos e proprietários. Além da crise econômica e aumento do desemprego, o salto dos índices de preço que reajustam os contratos de aluguéis pode ser motivo para maior negociação”, diz, em nota, Fernando Paiva, chefe de dados do QuintoAndar.

O mercado em São Paulo anda um pouco menos aquecido. A pesquisa da imobiliária constatou uma queda média de preço de 1,70% no valor médio do aluguel por m² no mês de maio em relação a abril. No Rio, o mercado aponta para uma recuperação lenta, alta de 0,23% no mês.

Nos últimos 12 meses encerrados em maio, o indicador segue em queda de 6,97% em São Paulo e alta de 1,18% no Rio.

Bairros em alta

No comparativo dos últimos seis meses, os bairros onde o valor do metro quadrado está em ascensão são Real Parque, Vl. Mazzei (na zona norte da capital) e Jd. Ester Yolanda em São Paulo. No Rio, a tendência de alta está Lagoa, Ipanema e Jd. Oceânico.

Bairros em baixa

Em São Paulo, a desvalorização chegou mais forte nos bairros Belém, Sumaré e Vl. Mascote, enquanto na capital fluminense as quedas ficaram no Centro, Maracanã e Taquara.

Veja os aluguéis mais caros em São Paulo e no Rio

Os 10 bairros de aluguel mais caro por m2 em SP

Bairro Valor por m2
Vila Nova Conceição 54,8
Vila Olímpia 53,3
Real Parque 51,5
Pinheiros 48,6
Vila Madalena 47
Brooklin 45,1
Santo Amaro 44,8
Consoloção 42,7
Itaim Bibi 41,9
Moema 41,4

Os 10 bairros de aluguel mais caro por m2 no Rio

Bairro Valor por m2
Ipanema 57,6
Leblon 42,9
Lagoa 41,0
Jardim Oceânico 37,8
Botafogo 36,6
Flamengo 36,5
Copacabana 33,4
Laranjeiras 32,3
Santa Teresa 30,4
Barra da Tijuca 30,2

— Foto: Getty Images

Confira levantamento na íntegra aqui

São Paulo, 3 de junho de 2021 –

Dados de São Paulo

Em São Paulo, o bairro que mais se valorizou nos últimos seis meses foi o Real Parque, seguido por Vl. Mazzei (na zona norte da capital) e Jd. Ester Yolanda. Já as maiores quedas nesse intervalo foram Belém, Sumaré e Vl. Mascote. Entre os bairros com metro quadrado de aluguel mais caro na cidade estão, Vila Nova Conceição, Vila Olímpia e Real Parque.

Em relação ao tamanho, o preço do aluguel por metro quadrado dos imóveis de um quarto caiu 3,2% em maio, ante abril. No mesmo período, houve queda de 0,30% nos imóveis de dois quartos e 0,35% nos imóveis de 3 quartos.

Dados do Rio de Janeiro

A maior alta de aluguel por metro quadrado no Rio foi Lagoa, seguido por Ipanema e Jd. Oceânico. Já as maiores retrações vieram do Centro, Maracanã e Taquara. Ipanema, Leblon e Lagoa são os bairros mais caros da capital fluminense.

Os imóveis de até 1 dormitório tiveram leve aumento no preço do metro quadrado de 1,7% em maio, comparado com abril. Os dois quartos tiveram aumento de 1,26%. Já os imóveis de três dormitórios registraram a maior queda do período, de 4,74%.

“Além da tendência de estabilização do m² no Rio de Janeiro, o que chama atenção é o alto descolamento entre preço de anúncio vs. valor dos contratos efetivamente fechados, em São Paulo”, diz Fernando Paiva, head de dados do QuintoAndar.

“Esse movimento indica maior negociação entre inquilinos e proprietários. Além da crise econômica e aumento do desemprego, o salto dos índices de preço que reajustam os contratos de aluguéis pode ser motivo para maior negociação”.

Artigos relacionados
Carregar mais por - redação
Carregar mais em Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Bandidos assaltam farmácia e cliente no calçadão do Cecap

Mais um assalto à farmácia foi registrado. Dessa vez, o roubo aconteceu no Boulevard no ba…