São Roque (SP) reabre comércio nesta segunda-feira (13) — Foto: Reprodução/TV TEM

Algumas cidades da região de Sorocaba (SP) voltam a abrir o comércio de rua nesta segunda-feira (13). Isso porque todo o Departamento Regional de Saúde (DRS) avançou para a fase laranja do Plano São Paulo na última sexta-feira (10).

A fase é a segunda menos restritiva do plano. Nela, municípios podem abrir comércios de rua que oferecem serviços não essenciais. No entanto, devem ser seguidas medidas de higiene e distanciamento determinadas pelas autoridades de saúde.

Dentre as cidades que anunciaram a reabertura dos serviços estão Itu, São Roque, Araçariguama, Iperó, Capela do Alto, Piedade, Salto e Araçoiaba da Serra (SP).

Após avanço para fase laranja, cidades da região de Sorocaba reabrem comércio

Após avanço para fase laranja, cidades da região de Sorocaba reabrem comércio

Já Sorocaba anunciou na sexta-feira que, mesmo na fase laranja, irá continuar com as medidas propostas na fase vermelha. Segundo a prefeita Jaqueline Coutinho, a decisão foi tomada com base nos dados de ocupação de leitos e UTI e também no número de casos de Covid-19 na cidade.

“Seria uma irresponsabilidade, uma incongruência diante da saturação da taxa de ocupação de leitos de enfermaria e UTI nós abrirmos as atividades econômicas de forma que a proliferação da doença poderia se alastrar”, disse durante coletiva de imprensa.

Até a manhã desta segunda-feira (13), o município de Sorocaba possui 8.272 casos confirmados de coronavírus, sendo 164 mortes. O número de pacientes curados chegou a 7.314.

Além de Sorocaba, Votorantim e Alumínio (SP) também optaram por manter as medidas da fase vermelha. Em Votorantim, a prefeitura anunciou que decidiu manter a cidade na fase vermelha por mais uma semana.

Jundiaí mantém comércio fechado nesta segunda-feira (13) — Foto: Reprodução/TV TEM

Já a região de Jundiaí (SP) não avançou de fase e continua na vermelha. O município faz parte do DRS de Campinas (SP), que está com a ocupação de leitos acima de 80%.

No fim de semana, a cidade de Jundiaí ultrapassou os cinco mil casos confirmados de coronavírus, com 236 óbitos pela doença. O número de pacientes curados chegou a 4.234.

Cidades da região de Jundiaí seguem na fase vermelha do Plano São Paulo

Cidades da região de Jundiaí seguem na fase vermelha do Plano São Paulo

Portanto, nesta segunda, nada muda com relação à abertura dos estabelecimentos. Somente aqueles que oferecem serviços considerados essenciais, como supermercados, farmácias e postos de combustíveis, podem funcionar.

Até a manhã desta segunda, a taxa de ocupação de leitos de UTI na cidade é de 76% na rede pública e 64% na rede particular.

CORONAVÍRUS

Artigos relacionados
Carregar mais por - redação
Carregar mais em Notícias

Deixe uma resposta

Leia também

19.01 – Boletim coronavírus

Boletim referente aos dados atualizados no dia 19/01/2021, às 17h30min EM RELAÇÃO AOS CASO…