A campanha “Tonelada do Bem do Rotary Club de Indaiatuba – Inspiração”, encerrou suas atividades no sábado (18) ao fazer a entrega de sua última doação. Após 15 semanas de trabalho intenso, a campanha chegou à marca de 17 toneladas de alimentos arrecadados, e doados à 23 entidades beneficentes e ONGs de Indaiatuba; o que representa cerca de 1.400 cestas básicas gerando impacto social a centenas de famílias.

“Nos unimos, à toque de caixa, como o momento exigia e desempenhamos nosso papel como rotarianos dentro da comunidade”, explica Luís Fernando Moura, atual presidente do Rotary Club Inspiração. Para atingir a marca de 17 toneladas a campanha contou com a parceria de 16 mercados e supermercados de Indaiatuba, 32 representantes de bairros e condomínios e 17 artistas e produtores culturais, além é claro da comunidade local que respondeu rapidamente ao propósito da ação.

“Percebemos logo no início da pandemia que as entidades teriam dificuldade de se manter e entramos em ação. Mobilizamos empresários, artistas e amigos que abraçaram nosso projeto. A comunidade se envolveu porque entendeu o tamanho do problema”, acrescenta Murilo Abreu, diretor do RCI Inspiração.

Os rotarianos conseguiram em pouco tempo acertar o ritmo das coletas e doações, para que em cada fim de semana, duas ou mais entidades recebessem os alimentos. Foram atendidos grupos de famílias em situação de refúgio, pacientes em tratamento de doenças como câncer e HIV, passando por creches, moradores de rua e idosos. “Com as doações de alimentos, leite, produtos de higiene e ovos que recebemos, mais de 600 famílias de Indaiatuba, Elias Fausto, Cardeal, Salto e Campinas foram assistidas de forma emergencial. A campanha Tonelada do Bem foi algo extraordinário e relevante nesse momento, realmente fez a diferença na vida de centenas de famílias algo sem precedentes em nossa cidade e região.”, agradece Francisco Del Giudice, presidente da Casa Esperança.

Solange Bonito, assistente social da ONG Bolha de Sabão, que foi contemplada com 1,8 toneladas de alimentos totalmente destinado às famílias das crianças assistidas pela entidade explica o impacto da ação: “O Tonelada do Bem foi imprescindível para atravessarmos esse momento. Muitos pais perderam seus empregos e não tinham a quem recorrer”.

História

O Rotary é uma rede mundial de voluntariado, fundada há mais de cem anos. Hoje está presente em todos os continentes com mais de 1,2 milhões de associados em 35 mil clubes ao redor do mundo. O Rotary está presente em Indaiatuba há meio século. Hoje são cinco clubes seniores mais os clubes de jovens como o Rotaract e Interact, além do RotaKids formado por crianças de 06 a 12 anos; todos atuando em ações em prol da comunidade local.

O Rotary Club Inspiração é o “irmão” caçula da família rotária na cidade. Foi fundado em agosto de 2018 por trinta profissionais vindos de diversas áreas de atuação com o objetivo único de oferecer suas habilidades à melhoria de nossa comunidade. Apesar de jovem, o Rotary Club Inspiração já coleciona um número de projetos que mobilizaram escolas, universidades e a população, como oficinas gastronômicas, orientação profissional para jovens, instalação de uma biblioteca infantil, além de apoio a entidades e Ongs.

O Rotary Club em Indaiatuba fica na Av. Itororó, 516 – bairro Cidade Nova I. O telefone para contato é o 3814-8569.

foto: divulgação.

Artigos relacionados
Carregar mais por - redação
Carregar mais em Notícias

Deixe uma resposta

Leia também

Maratona do CIEE com 12 mil vagas de estágio termina nesta sexta-feira (26)

Jovens e adolescentes em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho podem conferir a…