A unidade do Centro de Atenção Psicossocial de Salto, referência no acolhimento e tratamento de pessoas com transtorno mental e acompanhamento psicológico, tem oferecido atendimento on-line – via WhatsApp – aos pacientes que já utilizam este serviço da rede municipal de saúde.
A iniciativa da equipe de profissionais para esta forma de atendimento, com apoio da Secretaria da Saúde visa contemplar quem, dentro das possibilidades, tem acesso à internet e pode utilizar o serviço de casa, evitando assim os deslocamentos neste período de isolamento social.
Com a reorganização no atendimento, a Secretaria passa a oferecer mais uma ferramenta para que os 1.100 pacientes acompanhados pelo Caps não fiquem desassistidos. Ou seja, quem não tem acesso ou necessita de acompanhamento presencial, este serviço continua sendo prestado pelo Caps dentro das normas de segurança sanitária.
O secretário da Saúde, Fernando Amâncio, destaca que os profissionais da rede de saúde, Psicólogos e Psiquiatras, que realizam este atendimento, analisam caso a caso e orientam os pacientes sobre procedimentos. Todo o atendimento é realizado de forma respeitando o sigilo médico – paciente. “A recomendação é que as pessoas evitem sair de casa, por isso os pacientes podem buscar atendimento por essa nova forma. Neste canal o paciente encontrará profissionais da área, que realizarão a conduta de forma segura e privada”, destaca o secretário da Saúde.
Além disso, os profissionais têm desenvolvido atividades em grupos on-line, quando há indicação para este tipo de interação com pacientes que já passam por acompanhamento no Caps. Os atendimentos são realizados dentro do horário das consultas, das 7h às 17h, por meio de tablets.
O Prefeito Geraldo Garcia destaca que diante da pandemia do novo coronavírus, a reorganização dos serviços da saúde tem feito com que novas formas de prestação destes serviços sejam ampliadas. “É um novo momento, que com toda segurança, está contribuindo para a ampliação do serviço prestado pela rede municipal de saúde. Esta será mais uma ferramenta de ação positiva à saúde mental dos pacientes atendidos pela rede Caps”, destacou o Prefeito Geraldo Garcia.

Compartilhe esta notícia:





Artigos relacionados
Carregar mais por - redação
Carregar mais em Notícias

Deixe uma resposta

Leia também

Incêndio atinge grande área e assusta moradores do Porto Seguro, em Salto

incêndio em área verde preocupa moradores do Porto Seguro Os moradores do Jardim Porto Seg…