Consumidores terão aumento na conta de energia elétrica em junho — Foto: Shutterstock

A estiagem está só no começo, mas já muda a paisagem de alguns pontos da região, como o Rio Tietê, em Salto (SP). Com pouca chuva, o nível dos reservatórios caiu na região e as contas de energia elétrica terão aumento em junho.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) anunciou bandeira vermelha nível dois para todos os consumidores neste mês, a tarifa mais cara de todo o sistema. Este aumento significa um acréscimo de R$ 6,24 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. Entenda:

Bandeiras tarifárias — Foto: Juliane Monteiro/Arte G1

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a estiagem não deve melhorar nos próximos meses. O órgão já emitiu um alerta informando que o nível de chuva deve ficar 60% abaixo do ideal.

Nos primeiros meses do ano, o índice de chuva ficou com menos da metade da média histórica na região de Sorocaba (SP), o que impacta nos rios e em todo o sistema hídrico.

O Rio Tietê, em Salto, está 80% abaixo do ideal, atuando com 60 metros cúbicos por segundo, quando o normal seriam 300 metros cúbicos por segundo.

Os reservatórios de Sorocaba também estão com o nível abaixo do esperado. Neste momento, a Represa de Itupararanga opera com 41% da capacidade, a de Ipaneminha com 90% e a Ferraz/Castelinho com 65%.

Já a represa de Jundiaí (SP) está com 83% de sua capacidade máxima, o que equivale a 7,8 bilhões de litros. Mesmo com os níveis estáveis, a DAE lançou uma campanha de consumo consciente de água, já que, nos últimos três meses, foi registrado um volume menor de chuvas na cidade.

Mês de junho começa com aumento nas contas de energia elétrica

Mês de junho começa com aumento nas contas de energia elétrica

VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

Artigos relacionados
Carregar mais por - redação
Carregar mais em Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Governo anuncia R$ 26 milhões em investimentos para Indaiatuba e região

O Vice-Governador e Secretário de Governo Rodrigo Garcia anunciou nesta quinta-feira (24),…