Em razão dos feriados de Natal (25) e ano novo (1/01) alguns serviços públicos estaduais apresentarão mudanças na grade de funcionamento e atendimento ao público. Os serviços online, oferecidos por estes órgãos, seguem operando normalmente com agendamentos previstos para dias úteis conforme disponibilidade. Além disso, alguns dos serviços não terão expediente entre os dias 25 a 27 e 1 a 3 por decorrência do período restritivo estabelecido para contenção da propagação no novo coronavírus – fase vermelha determinada no Plano SP.

Veja como ficam os horários programados para serviços estaduais:

Poupatempo

Os postos do Poupatempo e Detran-SP estarão fechados para atendimento presencial durante o Natal e Ano Novo. Nos dias 25, 26 e 31 de dezembro e 1º e 2 de janeiro não haverá expediente nas unidades do programa. Na véspera de Natal (24), o funcionamento será parcial, seguindo os respectivos horários de abertura de cada unidade e com atendimento até às 12h.

Após os feriados, as unidades do Poupatempo voltam a atender normalmente, conforme horário habitual e mediante agendamento prévio, que pode ser feito pelo portal – www.poupatempo.sp.gov.br – ou aplicativo Poupatempo Digital.

Nos municípios em que os postos do Detran.SP são integrados a prefeituras ou delegacias, os atendimentos presenciais seguirão o expediente dessas instituições. O Detran.SP disponibiliza informações e endereços de todas as unidades através do portal (www.detran.sp.gov.br)

Pelos canais digitais do Poupatempo é possível acessar mais de 90 opções disponíveis, como renovação de segunda via de CNH, Carteira de Trabalho, seguro-desemprego, licenciamento, transferência de veículos, entre outros. Os agendamentos para quem precisar realizar serviços presenciais são feitos exclusivamente de forma digital no portal (www.poupatempo.sp.gov.br) e aplicativo (Poupatempo Digital).

 Saúde

Os hospitais estaduais manterão o funcionamento normal para atendimento às urgências e emergências, tanto nos pronto-socorros quanto nos setores de internação e centros cirúrgicos.

Os postos de doação da Fundação Pró-Sangue permanecerão, em sua maioria, fechados nas vésperas e nos feriados, retomando os atendimentos na segunda-feira (04/01). Ficará aberta somente a unidade das Clínicas, que funcionará nos dias 24/12 e 31/12 das 8h às 13h, mas permanecerá fechada nos feriados. O posto de Osasco funcionará apenas na véspera do Ano Novo (31) das 8h às 13h, e a unidade do Mandaqui atenderá na véspera do Natal (25) das 8h às 13h e estará fechada nos demais dias. Para mais informações, acesse: www.prosangue.sp.gov.br.

As farmácias de Medicamentos Especializados, conhecidas como “farmácias de alto custo”, funcionarão com dinâmica diferenciada para realização do inventário anual de 2020. Os horários de funcionamento das unidades podem ser consultados em:  portaldenoticias.saude.sp.gov.br/farmacias-de-alto-custo-estaduais-funcionam-em-horario-especial-para-atualizacao-de-estoques/

A medida é crucial para conferência e atualização dos estoques e abastecimento das unidades, planejamento da demanda e garantia da assistência aos pacientes.

As unidades da Farmácia Dose Certa ficarão fechadas nos dias 24 e 25 de dezembro, reabrindo normalmente no dia 28 de dezembro, das 8h às 17 horas. No ano novo fecharão nos dias 31 e 01 de janeiro, reabrindo normalmente dia 4 de janeiro de 2021, das 8h às 17 horas.

O Centro de Referência ao Idoso (CRI Norte) não funcionará nas vésperas e feriados de Natal e Ano Novo. Já o Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia (IPGG) na Zona Leste manterá funcionamento normal.

Os atendimentos nos Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) ocorrerão normalmente nas vésperas dos feriados (24 e 31) nas unidades AME Carapicuíba, AME Idoso Sudeste, AME Taboão da Serra, AME Andradina, AME Araçatuba, AME Taquaritinga, AME Assis, AME Ourinhos, AME Tupã, AME Bauru, AME Botucatu, AME Promissão, AME Campinas, AME Franca, AME Ituverava, AME Dracena, AME Presidente Prudente REAB Auditiva, AME Presidente Prudente, AME Casa Branca, AME Catanduva, AME Itapetininga e AME Salto.

Nos dias específicos de feriados de Natal (25/12) e Ano Novo (01/10) todas as unidades AME estarão fechadas. Em 26 de dezembro, as unidades Taboão da Serra, Centro de Referênc      ia do Idoso na Zona Norte (CRI Norte), Bauru, Campinas, Franca e Presidente prudente estarão atendendo normalmente os pacientes agendados. Em 2 de janeiro, os AMEs Carapicuíba, Taboão da Serra, Bauru, Campinas, Santa Bárbara D’Oeste, Presidente Prudente REAB Auditiva, Presidente Prudente manterão o expediente.

Procon-SP

Os postos de atendimento pessoal dentro dos Poupatempos (Sé, Santo Amaro e Itaquera) e de atendimento avançado, localizado no 8º Distrito Policial (Decap), estarão fechados nos dias 25, 26 e 31 de dezembro e 01 e 02 de janeiro. No dia 24, véspera de Natal, apenas os postos de atendimento pessoal dos Poupatempos irão abrir, com operação entre 7h e 12h – postos avançados não irão funcionar.

Os serviços de audiências, setor administrativo, Ouvidoria, atendimento eletrônico e Núcleos Regionais não terão expediente nas vésperas e feriados. As unidades não funcionam de sábado.

Os usuários podem realizar consultas ou efetuar reclamações por meio do aplicativo do Procon-SP, que funciona initerruptamente. Além disso, as aberturas das unidades municipais ficam a critério da administração municipal.

Cultura

Os museus, casas culturais e centros de eventos do estado também funcionarão com horários alternativos neste fim de ano. Confira a programação:

Casa de Portinari, Felícia Leirner e Índia Vanuíre: Funcionam nas vésperas dos feriados (24 e 31) das 10h às 13h. As unidades permanecerão fechadas de 25 a 28 de dezembro e 01 a 04 de janeiro.

Biblioteca de São Paulo, Biblioteca Parque Vila-Lobos, Museu da Casa Brasileira e Museu Afro Brasileiro: Fecham de 24 a 28 e 31 de dezembro e 1 a 4 de janeiro. As bibliotecas e o Museu Afro Brasileiro estarão abertas nos dias 29 e 30/12 e a partir de 05/01. Já a Casa Brasileira funcionará nos dias 29 e 30 das 10h às 18h e retoma a operação normal em 05 de janeiro.

Pinacoteca e Memorial da Resistência: Abrem nos dias 28 e 29 de dezembro e fecham nos demais.

Fechados desde 24/12 com reabertura em janeiro:

04/01: Conservatório de Tatuí.

05/01: Museus literários; Fábricas Poiesis; Fábricas de Cultura.

06/01: Museu de Arte Sacra; Museu Catavento; Museu do Café; Museu da Imigração; Museu de Arte Sacra.

07/01: Museu do Futebol; Osesp.

08/01: Teatro Sérgio Cardoso.

10/01: Oficinas Poiesis.

MIS, MIS Experience, Museu da Diversidade Sexual, Paço das Artes Memorial da América Latina: Fecham todos os dias.

Banco do Povo

As unidades do Banco do Povo terão expediente nos dias 24 e 31 de dezembro, permanecendo fechadas nos feriados.

Jucesp

A Jucesp fecha dos dias 24 a 27 de dezembro e 31 a 03 de janeiro. Entre 28 a 30 e a partir de 04 de janeiro o expediente seguirá normalmente.

Artigos relacionados
Carregar mais por - redação
Carregar mais em Notícias

Deixe uma resposta

Leia também

Governo de SP tem plano de leiloar a Emae ainda este ano

O governo de São Paulo se prepara para vender neste ano sua última estatal no setor de ene…