Garotinho SAAE 1

Salto, 23 de maio de 2019

O vereador Divaldo Aparecido dos Santos “Garotinho” reuniu-se na terça-feira, dia 21, com o superintendente do SAAE Ambiental, Pérsio Augusto de Paula, e com o diretor técnico Fernando Neves para obter esclarecimentos a respeito da qualidade da água coletada pela autarquia nos ribeirões Piraí, Buru e Conceição, e posteriormente tratada para consumo da população.

Garotinho foi procurado, nas últimas semanas, por munícipes preocupados com notícias sobre a presença de resíduos de agrotóxicos nas águas dos mananciais que abastecem Salto, e agendou a reunião com o superintendente do SAAE.

Garotinho SAAE 2

Pérsio explicou que o SAAE atende à Portaria de Consolidação nº 5 do Ministério da Saúde, e realiza análises laboratoriais de potabilidade da água produzida nas ETAs de Salto. “São realizadas análises diárias em laboratório próprio, de hora em hora, testes mensais bacteriológicos, em laboratório externo, e semestralmente são realizadas análises completas da água, inclusive dos mananciais que utilizamos. Todos esses resultados são enviados ao Ministério para controle”, enfatizou.

O superintendente falou a respeito de um relatório que detalha todos os elementos encontrados na água após tratamento e aponta o elemento Metolacloro como acima do limite mínimo, para os anos de 2014 a 2017. “Tal distorção não mais existe, uma vez que nos relatórios de 2018 todos os elementos encontrados estão abaixo dos limites máximos permitidos”, destacou Pérsio.

Pérsio alertou ainda para o fato de que deve haver maior controle na utilização de agrotóxicos, os quais estão cada vez mais presentes nos cursos d’água, podendo causar sérios prejuízos à população.

Fonte: Câmara Municipal da Estância Turística de Salto

Artigos relacionados
Carregar mais por admin
Carregar mais em Notícias

Deixe uma resposta

Leia também

Prefeitura realiza atividades no Dia Internacional de Combate às Drogas

CEMUS V teve teatro do projeto “Anjos da Vida” e Secretaria da Educação recebe gibis do Pr…