
O secretário adjunto das Subprefeituras e a GCM (Guarda Civil Metropolitana) realizaram fiscalizações em estabelecimentos comerciais e casas noturnas nas zonas sul e oeste de São Paulo, na madrugada deste domingo (16).
A ação começou às 23h30 no Morumbi e percorreu bairros como Vila Mariana, Moema, Ibirapuera e Butantã até às 5h.
Leia mais: SP tem mais de 697 mil casos de covid-19; mortes chegam a 26.780
Segundo a GCM, a operação teve como objetivo fiscalizar o cumprimento do decreto de funcionamento de bares e restaurantes até às 22h, bem como as demais regras estipuladas pelo Plano São Paulo, do Governo do Estado.
Um dos alvos desta madrugada foi a Casa Webforce, localizada na avenida República do Líbano, 331, na Vila Mariana, zona sul. Já passava de meia noite, quando a GCM chegou ao local.
Veja também: Para especialistas, é precoce falar em saída do platô em São Paulo
Uma pessoa que passava pelo endereço e se indignou com a cena gravou a movimentação e encaminhou à Record TV. No vídeo, diversas pessoas estão em uma espécie de comemoração na calçada da Casa Webforce, com som alto e sem máscaras.
As imagens mostram duas viaturas da GCM estacionadas. É possível ver também mulheres de salto alto, caminhando com trajes de festa e homens encostados na parede, sem máscaras, conversando.
Leia ainda: Tensão cai, mas médicos já veem nova demanda em hospitais de SP
Multas
Os estabelecimentos não estão autorizados a funcionar após às 22h. Por isso, primeiro os agentes realizam a orientação e dispersão dos usuários, depois os estabelecimentos serão notificados e, se necessário, multados e interditados.
Ainda de acordo com a GCM, após o término das fiscalizações, a Secretaria Municipal de Segurança Urbana pretende divulgar um balanço de quantos estabelecimentos foram multados ou lacrados.
Veja mais: Números da covid melhoram em SP, e secretário vê ‘luz no fim do túnel’
A capital está na etapa amarela do Plano São Paulo. Esta fase permite funcionamento restrito de bares, restaurantes, salões de beleza e academias desde que sigam os protocolos. São eles: capacidade limitada a 40%, total de 6 horas de funcionamento e medidas sanitárias.
O Estado de São Paulo registrou neste sábado (15) 26.780 óbitos e 697.530 casos confirmados do novo coronavírus. Em todo o Brasil, mais de 107 mil pessoas morreram pela doença.