Quer receber as principais Notícias de Salto e região pelo Facebook Messenger? Inscreva-se agora.

Com o apoio do Grupo de Operações com Cães (GOC) da Guarda Civil Municipal de Salto, a Polícia Civil da região obteve sucesso em operação contra o tráfico de drogas, na manhã de quarta-feira, (19), em Piedade/SP. Com auxílio do pastor alemão Herus, os guardas percorreram trilhas, matas, casa abandonada e obtiveram sucesso na busca que culminou na apreensão de drogas e entorpecentes. A quadrilha, que era investigada há mais de um ano, teve oito suspeitos presos.
De janeiro deste ano até o dia 25 de junho, o GOC participou de 119 atendimentos. Além das operações táticas de investigações, o GOC de Salto é bastante participativo e coopera em eventos na região. Recentemente, esteve em apresentação na cidade de Sorocaba para celebrar o aniversário do canil sorocabano. O evento reuniu os grupos das GCMs da região que atuam com os cães em patrulhamentos e operações. Eles, acompanhados pelos condutores, realizaram demonstrações de guarda e simulações de faro em operação tática. A participação do Grupamento em eventos desta natureza promove a integração e conhecimento dos guardas. A participação constante do GOC nas escolas municipais também acontece. Semanalmente, em ato cívico em que os estudantes entoam o hino nacional, municipal e o da bandeira, posteriormente o GOC faz as demonstrações de como os cães agem no faro a entorpecentes.
Atualmente o GOC conta com 08 cães. Um da raça golden retriver, chamado Thor; Três pastores de mallinois, denominados Herus, Atila e Nina; um pastor alemão chamado Zeus; Um Rothivailer, Venon.

GOC
O Grupo de Operações com Cães (GOC), da Guarda Civil Municipal, foi criado em setembro de 2010. Nessa fase, seis Guardas Municipais participavam de cursos, seminários e adestramento de oito cães das raças: rottweiler, pastor malinois, golden retriver, dogo argentino e pastor alemão. Entre os vários cursos, os guardas foram treinados por Orisvaldo Martins de Lara, responsável por um quadro do programa do Domingão do Faustão; por uma equipe do Exército de Itu; no Centro Experimental ARAMAR; e em Sorocaba. No início de 2017 investimentos voltaram a ser feitos no GOC, como a reforma do canil e tratamento dos animais.

Compartilhe esta notícia:






Artigos relacionados
Carregar mais por - redação
Carregar mais em Notícias

Deixe uma resposta

Leia também

Escureceu

Crédito da foto: Emidio Marques / Arquivo JCS (19/8/2019) A semana que termina foi marcada…