Quer receber as principais Notícias de Salto e região pelo Facebook Messenger? Inscreva-se agora.

Ibama apreende oito cobras vivas enviadas pelos Correios para SP

O Ibama apreendeu na últma quinta-feira (17/01) oito cobras-do-milho remetidas pelos Correios para um destinatário em Salto (SP). A carga viva foi identificada por operadores de raio-X durante rotina de inspeção no Centro de Triagem e Distribuição dos Correios de Indaiatuba (SP) e agentes da Unidade Técnica do Ibama no Aeroporto Internacional de Viracopos foram acionados.

Após constatar que os animais apresentavam boas condições de saúde, a equipe de fiscalização planejou a entrega monitorada da encomenda em conjunto com agentes da 4ª Companhia da Polícia Militar (PM) Ambiental de Campinas (SP).

No endereço do destinatário foram encontradas outras 33 serpentes da espécie em fase adulta. A PM Ambiental informa que os animais já haviam sido alvo de fiscalização.

As oito serpentes apreendidas foram encaminhadas ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres Mata Ciliar, em Jundiaí (SP).

O infrator foi autuado em R$ 3,4 mil por introduzir no país espécie exótica, que não tem ocorrência natural no território nacional, sem parecer técnico favorável ou licença expedida pelo órgão ambiental competente.

Os animais que já estavam na residência foram identificados, fotografados e serão incluídos no relatório de fiscalização, que servirá de base para a apuração de responsabilidade na esfera criminal.

Segundo o chefe da Unidade Técnica do Ibama no Aeroporto de Viracopos, Luís Antônio Lima, as investigações serão mantidas com o objetivo de apurar a origem dos animais traficados.

Artigos relacionados
Carregar mais por - redação
Carregar mais em Notícias

Deixe uma resposta

Leia também

Bebê encontrado em lixão de Itu estava em um saco plástico com parte da cabeça queimada

Um feto de um bebê foi encontrado morto em um lixão na tarde desta sexta-feira (16), em It…