Os técnicos do Instituto de Geografia e Estatística (IBGE) estiveram na Prefeitura de Salto na quarta-feira (13), para dialogar com o Prefeito Geraldo Garcia, a respeito do Censo 2020, que deve acontecer a partir de 1º de agosto de 2020. O encontrou contou com a presença do Chefe de Gabinete da Secretaria do Governo, Jesuíno Dutra, Secretario de Negócios Jurídicos, Dr. Otávio Maciel e do Coordenador da área do Censo Demográfico 2020, José de Oliveira Pereira e Flávio Augusto de Paula, chefia da agência sede de Itu, que também atende as cidades de Salto, Itu, Cabreúva, Indaiatuba, Porto Feliz e Elias Faustos.
O encontro reforçou a importância do apoio da Prefeitura de Salto, para a realização do censo demográfico 2020. “O censo é importante, pois mostra o número de habitantes, assim como a qualidade de vida, emprego e demais informações relacionadas a cidade”, garante o coordenador José de Oliveira Pereira. Toda a ação está prevista para acontecer no prazo de 90 dias e atenderá a todas as residências de Salto.
Na oportunidade, o Chefe do Executivo destacou o apoio do município. “Nos disponibilizamos a ajudar no que for preciso para que o trabalho de recolhimento de dados seja feito da melhor maneira possível”, destacou.
O IBGE apresenta um panorama geral e recente do município, através das atividades de coleta e análise de dados, e essas análises acontecem por meio dispositivo conectado à rede que transfere os dados na hora. “Atualmente, todo o sistema de coleta de dados é informatizado, com uso de aparelhos tecnológicos e a transferência de dados acontece instantaneamente para a central”, o que garante a eficiência e transferência do processo, ressalta o coordenador.
Pelo dispositivo usado pelos recenseadores, é possível acompanhar se o morador está em casa e respondeu ao questionário ou se o imóvel está vazio ou é de uso temporário, enfim tudo é registrado pelo coletor de dados.
Para a ação de coleta de dados será necessário a abertura de processo seletivo, por meio de edital e pode vir a contrata até 100 pessoas, para os trabalhos de recenseadores e supervisores do Censo 2020, que passarão por avaliação teórica e depois receberá treinamento prático.
Para realizar essa operação, eles precisam contar com apoio da sociedade, das autoridades e de estruturas locais que viabilizem o suporte necessário à coleta dos dados.

Compartilhe esta notícia:






Artigos relacionados
Carregar mais por admin
Carregar mais em Notícias

Deixe uma resposta

Leia também

Homem que levou mata-leão de vítima em furto de moto é solto e preso horas depois pelo mesmo crime

Mulher evita roubo de moto com ‘mata-leão’ em Salto — Foto: Arquivo pessoal O …