O feriado do Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos retirou boa parte da liquidez das bolsas de valores ao redor do planeta no pregão de hoje, o que diminuiu o ritmo dos negócios e proporcionou uma sessão de maior tranquilidade ao mercado local. Impulsionado pela alta nas ações da Petrobras, que apresentou seu novo plano de negócios na véspera, o Ibovespa encerrou em alta firme pelo terceiro dia seguido e retomou os 105 mil pontos.

O principal índice do mercado acionário brasileiro encerrou a sessão aos 105.811,25 pontos, em valorização de 1,24%. O giro financeiro dentro do índice hoje foi baixo, de R$ 16,01 bilhões, bem inferior à média diária anual de R$ 23,86 bilhões.

Sem a referência do principal mercado acionário do mundo, os agentes financeiros se voltaram a assuntos locais para dar ritmo aos negócios.

Entre os destaques do dia, as ações ON e PN da Petrobras fecharam em alta de 4,13% e 4,41%, respectivamente. Ontem, a estatal divulgou seu plano de negócios de 2022 a 2026, que foi bem avaliado pelos investidores.

“O novo plano segue as mesmas diretrizes dos planos recentes, mas com foco ainda maior na criação de valor e retorno ao acionista. Os principais destaques, a nosso ver, são os maiores compromissos com ESG e descarbonização; os rendimentos de dividendos muito elevados implícitos no plano; e a barra alta para retornos de capital”, afirmam os analistas Regis Cardoso e Marcelo Guimiero, do Credit Suisse.

Em outro fator acompanhado de perto pelos participantes do mercado, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo -15 (IPCA-15) ficou em 1,17% em novembro, após alta de 1,20% em outubro

O resultado ficou acima das 36 projeções de analistas de consultorias e instituições financeiras consultados pelo Valor Data, que estimavam alta de 1,12% em novembro. Apesar disso, os agentes financeiros avaliaram que os números não trouxeram grandes novidades, com uma alta menor do que a esperada na inflação de serviços.

Destaque também para algumas ações do setor financeiro não tradicional, que foram duramente penalizadas nas últimas semanas e tiveram recuperação expressiva hoje. Banco Pan PN subiu 8,27%, após a Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) ter aprovado, sem restrições, a incorporação da Mosaico pelo banco controlado pelo BTG Pactual. As ações da Mosaico ON subiram 8,67%, enquanto as units do BTG avançaram 5,35%.

Banco Inter PN avançou 4,72%, após a companhia ter informado que obteve declaração de registro na Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC, na sigla em inglês), para seguir com a migração de sua base acionária para a Nasdaq.

Companhias aéreas e de turismo, por sua vez, tiveram alta expressiva após a União Europeia ter recomendado que países-membros aceitem turistas imunizados com a Coronavc e em meio à reabertura mais expressiva da economia. As ações da CVC ON avançaram 6,87%, enquanto Gol PN subiu 9,69% e Azul PN fechou em alta de 2,22%.

Na ponta negativa, o setor de saúde voltou a demonstrar fraqueza no pregão desta quinta-feira. As ações do Grupo NotreDame Intermédica ON caíram 2,17%, enquanto os papéis da Hapvida ON perderam 2,08%.

Segundo os analistas do BTG, um fluxo negativo de notícias para a companhia vem ocorrendo. Ontem, o Senadoaprovou um projeto de lei que estabelece pisos salariais para enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem. “Se aprovado, o salário mínimo para esses profissionais teria de ser pago pelas operadoras privadas e pela rede pública brasileira, nos níveis federal, estadual e municipal”, afirmam.

Além disso, o tribunal do Cade reprovou ontem a compra da carteira de planos de saúde da Plamed em Aracaju pela Hapvida, anunciada em 2019. A carteira conta com 26 mil beneficiários. Foi considerado que o negócio geraria concentração nos mercados de planos de saúde em Sergipe.

“A reprovação é negativa para Hapvida, cuja estratégia de crescimento é pautada principalmente na forte agenda de fusões e aquisições, podendo ser vetada de novos negócios na região. Vale ressaltar que a companhia aguarda parecer para a fusão com a Intermédica, mas na nossa visão a chance de reprovação é baixa, dada a dispersão geográfica das operações”, disseram analistas da Genial.

— Foto: Boonmachai Mingkhwun/Pixabay

Artigos relacionados
Carregar mais por - redação
Carregar mais em Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Conquistas das equipes do Ituano ganham exposição comemorativa

Celebrando as conquistas dos atletas das equipes de Futebol e Basquete Feminino do Ituano,…