Entre os dias 01 e 07 de dezembro Indaiatuba se une aos outros municípios paulistas na 13º edição da Campanha Estadual Fique Sabendo – 2020, que visa a conscientização e ampliação da testagem de HIV e sífilis. No município, além do SAE/CTA (Serviço de Atendimento Especializado/Centro de Testagem e Aconselhamento) a campanha será realizada em três unidades de saúde com datas específicas para a realização dos testes rápidos para detecção das duas doenças: UBS do Jardim João Pioli, UBS 7 no Jardim Morada do Sol e UBS do Jardim Camargo Andrade (confira programação abaixo).

O Dia Mundial de Luta Contra a AIDS é 1º de Dezembro, e este ano traz o tema “Tome uma atitude: Troque Preconceito por Respeito”. No entanto, no Brasil a Lei 13.504 de novembro de 2017 instituiu a campanha nacional de prevenção ao HIV/AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis, denominada ‘Dezembro Vermelho”. Desta forma as atividades e mobilizações relacionadas ao enfrentamento das doenças devem ser trabalhadas durante todo o mês.

Segundo Pâmela Cristina Tobaldini dos Santos, coordenadora do Programa Municipal de HIV/AIDS, a campanha tem como objetivo estimular a população sexualmente ativa que nunca realizou nenhum exame para conhecer sua situação sorológica, fazendo a testagem para o HIV e Sífilis. “Neste ano em que todas as atenções foram voltadas para a Covid-19, esta será uma grande oportunidade para que as pessoas façam os testes rápidos. O diagnóstico precoce estes agravos é essencial para o controle da doença e redução de novas infecções”, ressaltou.

O Fique Sabendo é uma ação de intensificação da testagem rápida junto às populações e vem sendo uma importante atividade para o cumprimento de metas proposta pela UNAIDS (Programa conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS) para a erradicação do HIV/AIDS como pandemia mundial. Promover o acesso aos teste rápidos, ampliar o número de pessoas que conheçam seu status sorológico, vincular o portador à referência e ofertar o tratamento imediatamente após o diagnóstico é parte essencial do enfrentamento da infecção.

O HIV/AIDS é uma doença de transmissão sexual que ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. Ter o HIV não é a mesma coisa que ter AIDS. Há muitos soropositivos que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença. Mas podem transmitir o vírus a outras pessoas pelas relações sexuais (oral, anal e vaginal) desprotegidas (sem uso da camisinha), pelo compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação, quando não tomam as devidas medidas de prevenção.

Programação da Campanha Fique Sabendo 2020:

– UBS João Pioli – dia 01 de dezembro (terça-feira) das 08h às 16h;

– UBS Camargo Andrade – dia 03 de dezembro (quinta-feira) das 08h às 16h;

– UBS 7 Jardim Morada do Sol – dia 04 de dezembro (sexta-feira) das 08h às 16h;

– SAE/CTA (Hospital Dia) – dias 01, 02, 03, 04 e 07 de dezembro das 09h às 16h.

Rotina

Durante todo o ano os serviços de saúde mantém ações e disponibilizam os testes para a população. Em Indaiatuba o SAE (Serviço de Atendimento Especializado), situado no Hospital Dia, é a unidade ambulatorial voltada para a atenção integral às pessoas com HIV/AIDS, Hepatites Virais, Tuberculose e Hanseníase. Em conjunto às atividades do SAE, a Prefeitura também dispõe do CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), que realiza ações de testagem e prevenção das IST/HIV/AIDS/HV, destinadas prioritariamente a segmentos populacionais de maior vulnerabilidade e a população em geral. Os testes ofertados são de HIV, Hepatite B, Hepatite C e Sífilis.

Foto: Divulgação

Artigos relacionados
Carregar mais por - redação
Carregar mais em Notícias

Deixe uma resposta

Leia também

Castelo Alimentos está em busca de novos talentos em Jundiaí

A Castelo Alimentos está no mercado há 115 anos e agora procura novos talentos para compor…