Empresário da área educacional faleceu aos 83 anos, vítima de complicações de um câncer, na Capital Paulista

O professor Hermes Ferreira Figueiro, um dos fundadores do Grupo Cruzeiro Cruzeiro do Sul Educacional, do qual o Centro Universitário Braz Cubas faz parte, morreu aos 83 anos, vítima de complicações de um câncer, em São Paulo, na semana passada. O corpo foi velado no saguão central do campus Anália Franco da Universidade Cruzeiro do Sul, na Zona Leste da Capital Paulista, com sepultamento restrito a familiares.

Nascido em Mirassol, na região oeste do Estado de São Paulo, o professor Hermes é reconhecido não só como educador, mas também como empresário visionário, que pensava no seu negócio e, igualmente, no desenvolvimento do setor educacional, como um todo.

Com licenciatura e bacharel em História pela Universidade de São Paulo (USP), ele sempre teve tino para liderança empresarial e talento para as articulações. Foi um dos pioneiros da educação superior privada e co-fundador do Colégio Cruzeiro do Sul, em 1965, instituição que deu origem à Universidade Cruzeiro do Sul, da qual foi o primeiro reitor entre 1993 e 1997, ocupando ainda o cargo de diretor-presidente da instituição mantenedora desde 1970.

Figueiredo também ocupou, de 2005 a 2021, a presidência do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior do Estado de São Paulo (Semesp), no qual ocupava atualmente o cargo de vice-presidente. Em 1993, ele foi eleito vice-presidente do Semesp. Na esteira do trabalho pelo desenvolvimento do segmento, foi eleito presidente em 2004, e reeleito continuamente desde então. Na condição de presidente do Semesp, representava as instituições de São Paulo no Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular.

Ao longo dos anos, Figueiredo contribuiu também, em diferentes ocasiões, como conselheiro da presidência da Associação Brasileira das Entidades de Ensino Superior (ABMES) e da Associação Nacional das Universidades Particulares (Anup).

Reconhecido por suas contribuições para a Educação e para o setor educacional, ele recebeu da Câmara Municipal de São Paulo a Medalha Anchieta e o título de Cidadão Paulistano,  além de ter sido também membro do Conselho Curador da Fundação Padre Anchieta (TV Cultura).

Em 1968, casou-se com Dagmar Rollo Figueiredo, com quem tem três filhos, Fabio, Patricia e Débora, os quais lhe deram oito netos e netas – Rafael, Helena, Beatriz, Gustavo, Bárbara, Guilherme, Paula e Maria.

 Cruzeiro do Sul Educacional

A Cruzeiro do Sul Educacional S/A, um dos representativos grupos educacionais do País, reúne instituições de ensino superior e marcas reconhecidas em seus respectivos mercados, como Universidade Cruzeiro do Sul e Universidade Cidade de São Paulo – Unicid (São Paulo/SP), Universidade de Franca – Unifran (Franca/SP), Centro Universitário do Distrito Federal – UDF (Brasília/DF), Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio – Ceunsp (Itu e Salto/SP), Faculdade São Sebastião – FASS (São Sebastião/SP), Centro Universitário Módulo (Caraguatatuba/SP), Centro Universitário Cesuca (Cachoeirinha/RS), Centro Universitário da Serra Gaúcha – FSG (Bento Gonçalves e Caxias do Sul/RS), Centro Universitário de João Pessoa – Unipê (João Pessoa/PB), Centro Universitário Braz Cubas (Mogi das Cruzes/SP) e Universidade Positivo (Curitiba, Londrina e Ponta Grossa /PR), além de colégios de educação básica como Colégio Cruzeiro do Sul (São Paulo/SP), Colégio Alto Padrão (Franca/SP) Colégio São Sebastião – Centro (São Sebastião/SP), Colégio Ceunsp Itu (Itu/SP) e Colégio Ceunsp Salto (Salto/SP).

Atualmente, contabiliza aproximadamente 350 mil alunos distribuídos no ensino básico, técnico, graduação, pós e extensão nas modalidades presencial e a distância, além de oito mil professores e colaboradores administrativos.

  

Artigos relacionados
Carregar mais por - redação
Carregar mais em Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Bandidos assaltam farmácia e cliente no calçadão do Cecap

Mais um assalto à farmácia foi registrado. Dessa vez, o roubo aconteceu no Boulevard no ba…