A Polícia Civil identificou alguns dos carros retirados do lago de uma pedreira desativada em Salto de Pirapora (SP). O trabalho começou na manhã desta sexta-feira (25) e conta com o apoio da Defesa Civil e de peritos da Polícia Científica.

Até as 12h, sete veículos já haviam sido removidos de dentro de água. Segundo a delegada Fernanda Ueda, a polícia acredita que outros oito ainda estejam no lago.

A ação conta com a ajuda de um barco e uma retroescavadeira, responsável por içar os veículos até a margem, que fica a 50 metros de altura.

A previsão, de acordo com a delegada, é de que o trabalho termine ainda nesta sexta. Após passar por uma perícia inicial, os veículos serão encaminhados para o pátio para que possam ser identificados.

Os carros apareceram quando o nível da água da antiga pedreira baixou devido à estiagem e também ao trabalho de captação para abastecimento de três cidades.

De acordo com a polícia, três veículos que estavam emplacados já foram identificados e constatou-se que teriam sido indenizados pela seguradora. Dentre eles, alguns tinham placas de Sorocaba (SP), de Votorantim (SP) e também de Itaporanga (SP).

Uma das linhas de investigação tomada pela corporação é a de que os veículos estejam envolvidos em um esquema de golpe em seguradoras. Conforme apuração, há denúncias de que o local era usado para desovar esses veículos usados nos golpes.

Polícia Civil retira carros de lago em antiga pedreira de Salto de Pirapora — Foto: Moniele Nogueira/TV TEM
Carros encontrados em lago de pedreira de Salto de Pirapora após nível da água baixar tiveram peças furtadas — Foto: Arquivo pessoal

A quem pertence a área do lago?

A área é particular e pertence a uma fábrica de cimentos da região. O G1 entrou em contato com a empresa, mas ainda não teve retorno.

A Prefeitura de Salto de Pirapora informou que a Justiça determinou à fábrica dona da área o bloqueio e a proibição do acesso.

A determinação veio depois que dois mergulhadores foram encontrados mortos dentro do lago em 2012.

Com informações de G1 Sorocaba / Jundiaí.

Artigos relacionados
Carregar mais por - redação
Carregar mais em Notícias

Deixe uma resposta

Leia também

Setor cultural de Itu se prepara para a retomada

Exposição “Ontologias”, de Marcos Amaro, Cabral e Kandro, é uma das atrações da volta do M…