Uma parceria entre o Executivo e a Universidade Brasil ampliará os atendimentos na rede básica

A Prefeitura de Salto, por meio da Secretaria da Saúde, apresentou nesta terça-feira (14), o programa “Missão Saúde”, uma parceria realizada entre o Executivo, o Instituto Moriah e a Universidade Brasil em que os acadêmicos da última fase de Medicina concluirão curso estagiando na estrutura da rede municipal de Saúde.
A apresentação do “Missão Saúde” foi realizada no Salão Nobre da Prefeitura de Salto – Abadia de São Norberto, com a presença do Prefeito Geraldo Garcia, do secretário da Saúde, Fernando Amâncio, do Reitor da Universidade Brasil, Felipe Sartori Sigollo, que está à frente da nova gestão da instituição; e também do presidente da Câmara, Lafaiete Pinheiro dos Santos, e dos vereadores: Álvaro Pacheco, Celso Charnoski (Alemão do Santa Cruz), Dr. Otávio Castanha Miralhes, José Benedito de Carvalho (Macaia), Roberto Natalino Silveira e Vinícius Saudino; do secretário de Governo, Gilmar Mazetto, e do presidente do Conselho de Administração do Instituto Moriah, Leonard Anacleto Rosa.
O “Missão Saúde” será implantado no município através de um Termo de Cooperação Técnica que permitirá a atuação inicial de 80 alunos de Medicina no município, que serão distribuídos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Clínicas de Saúde e no Centro de Apoio Psicossocial (Caps), que faz parte da Rede de Saúde Mental.
Com o Termo, os acadêmicos auxiliarão os médicos e demais profissionais no atendimento aos cidadãos, vivenciando na prática o que aprendem em sala de aula durante a formação. A iniciativa também tem como objetivo aumentar a cobertura realizada pelo Programa Estratégia Saúde da Família.
A forma de operação do “Missão Saúde” ficou a cargo da Dra. Liliana de Souza Gonzaga coordenadora do Internato dos alunos, pelo Instituto Moriah, que destacou que os 80 estudantes do 5º ano do internato de Medicina da Universidade Brasil, acompanhados por preceptores médicos e profissionais da área da saúde serão inseridos na rede básica de Saúde, durante 8h diárias. “Nesta etapa do Internato são obrigatórios os atendimentos às áreas da Estratégia de Saúde da Família, Saúde Coletiva / Saúde Mental, Urgência/Emergência, Ginecologia e Obstetrícia, Clínica Médica, Clínica Cirúrgica e Pediatria”, disse detalhando a operação aos presentes.
Além disso, os alunos em estágio também desenvolverão ações com orientações dos preceptores nas áreas de Atenção primária a Educação; Acolhimento Populacional; Prevenções e Tratamentos; Atendimentos médicos nas áreas especializadas; Campanhas preventivas e educacionais; Atendimentos populacional internos e externos em forma de campanhas e visitas periódicas a população; Atendimento básico: Pressão arterial, glicemia, temperatura, frequência cardíaca e respiratória.
Na oportunidade, o Prefeito de Salto destacou todos os avanços da Saúde em Salto nos últimos anos e o grande desafio da pasta em face da pandemia do coronavírus. O Chefe do Executivo disse ainda que este termo de cooperação será muito bem-vindo para reforçar ainda mais as equipes de Saúde da nossa cidade. “Salto é uma cidade acolhedora, que se preocupa com a saúde. O foco principal deste programa é atender bem e melhor a nossa população com ações de prevenção em Saúde”, destacou o Prefeito Geraldo Garcia.
Os alunos serão totalmente equipados com os devidos equipamentos de proteção individual específicos para cuidados pessoais e populacionais diante de seus atendimentos ao público.
“Com o Termo, os acadêmicos auxiliarão os médicos e demais profissionais no atendimento aos cidadãos, vivenciando na prática o que aprendem em sala de aula durante a formação. A iniciativa também tem como objetivo aumentar a cobertura realizada pelo Programa Estratégia Saúde da Família e do Programa Melhor em Casa”, destacou o secretário da Saúde, Fernando Amâncio.
Para o Reitor da Universidade Brasil, Felipe Sartori Sigollo os alunos já estão sendo bem recebidos no município, em uma parceria que será exitosa para a cidade e para estes profissionais em formação “Os desafios na área da Saúde são muitos, por isso, esta cooperação entre a cidade de Salto, a Universidade Brasil e o Instituto Moriah será fundamental para o desenvolvimento de ações tão importantes na área. Em nome da Universidade, tenho certeza de que esta parceria trará grandes frutos à população saltense”, disse durante o pronunciamento.
Toda a condução foi realizada pela Secretaria da Saúde, respeitando as regras de distanciamento, disponibilização de álcool em gel e obrigatoriedade do uso de máscara facial.

Sobre a Universidade Brasil
A Universidade Brasil possui mais de quatro décadas de experiência na área educacional, no ensino básico e na educação superior.
A IES oferece atualmente 42 cursos de graduação na modalidade presencial e 31 cursos na modalidade a distância, distribuídos em oito grandes áreas do conhecimento, o que possibilita à efetivação do ensino e aprendizagem, da pesquisa e da extensão, articulados na produção e na difusão do saber, bem como no incremento da economia regional e nacional, distribuídos nos Campi de São Paulo, Mooca, Fernandópolis e Descalvado.
A Instituição oferece também um conjunto de cursos de Pós-Graduação Lato Sensu nas grandes áreas de conhecimento. Além disso, foi contemplada com bolsas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq.

Compartilhe esta notícia:





Artigos relacionados
Carregar mais por - redação
Carregar mais em Notícias

Deixe uma resposta

Leia também

Prefeito Geraldo Garcia realiza vistoria nas obras de pavimentação

Com início na última semana, as obras de pavimentação de 28 ruas da cidade seguem sendo re…