O espaço exclusivo será destinado ao lazer e treinamento dos pets

A Prefeitura de Salto, por meio da Secretaria da Defesa Social, entregou nesta terça-feira (28), a nova “Praça dos Cães – K9 Stanlin Habanero”. Localizado na Rua Presidente Bernardes x Rua Presidente Epitácio, na Vila Ideal, o espaço será destinado ao lazer dos pets e também treinamento dos cães que fazem parte do canil municipal da Guarda Civil.
A cerimônia transmitida virtualmente, conduzida pelo Prefeito Geraldo Garcia, foi acompanhada pelo presidente da Câmara, Lafaiete Pinheiro dos Santos, e pelos vereadores: Álvaro Pacheco, Ezequiel de Souza Damasceno, José Benedito de Carvalho (Macaia), Luiz Carlos Batista e Roberto Natalino Silveira. Também se fizeram presentes, o secretário da Defesa Social, Redcliff Sierra dos Santos. Toda a cerimônia foi realizada respeitando as regras de distanciamento e uso obrigatório de máscaras.
O espaço proporcionará uma área de lazer para os cães e tutores, que poderão utilizar de equipamentos adaptados para treinamento para a prática esportiva canina. A área pública, que antes estava desocupada, recebeu serviços como terraplanagem, gramado e espaço para equipamentos. A obra foi realizada pela empresa Promape Construções e Serviços, com o valor total de R$ 35.000,00 (trinta e cinco mil reais).
Durante o seu pronunciamento, o Prefeito Geraldo Garcia destacou a iniciativa inovadora para implantação de um espaço exclusivo para lazer dos pets. “O animal de estimação já faz parte da vida dos saltenses. Por isso, aproveitando um espaço que estava sem uso, destinamos este local como um lugar exclusivo para a prática esportiva canina. Esta praça se junta à área de lazer tão representativa aqui na Vila Ideal, em uma iniciativa inovadora na nossa cidade”, destacou.
O local foi especialmente planejado para receber os pets, com o objetivo de melhorar a saúde física e mental dos cães e facilitar a vida dos tutores. Além da cerca para utilização do espaço com segurança, o local recebeu também iluminação com refletores em led, bebedouros adaptados, e equipamentos como rampas, túneis, elevações, além da área gramada.
A nova Praça dos Cães de Salto contará com a instrução básica para adestramento canino, que será ministrada pelos Guardas Civis Municipais. Para garantir a limpeza e boa utilização dos equipamentos, o espaço de uso comum contará placas indicativas, além de lixeiras, reforçando a responsabilidade dos tutores quanto aos cuidados para a boa convivência. A cerimônia pode ser acompanhada através do link:

Homenagem
A Praça de Cães homenageia o cão K9 – Stanlin Habanero, que atuou por cinco anos na Guarda Civil de Salto, com um lindo trabalho desenvolvido junto à comunidade.
Stanlin, um Golden Retriever, foi o primeiro cão de faro da GCM de Salto e participou do início das atividades do Grupo de Operação com Cães até 2014, quando se aposentou da função. Foi reconhecido como o 3º melhor cão de faro do Brasil em 2012, além de atender diversas ocorrências junto à GCM.
Uma cerimônia de despedida foi realizada na sede da GCM, quando do seu falecimento em 2019, para este que era considerado membro da corporação. A Guarda Civil Municipal de Salto, o Grupo de Operação com Cães (GOC) e a comunidade saltense agradecem pelos serviços prestados, a este que foi um dos pioneiros no trabalho com cães em Salto.

Compartilhe esta notícia:





Artigos relacionados
Carregar mais por - redação
Carregar mais em Notícias

Deixe uma resposta

Leia também

ONG João de Barro abre 185 vagas para cursos profissionalizantes

As inscrições podem ser feitas presencialmente na sede da ONG João de Barro A ONG João de …