Secretaria do Meio Ambiente realizará o controle da espécie invasora

A Prefeitura de Salto, através da Secretaria do Meio Ambiente, implanta no município o Programa de controle e erradicação de árvore Leucena (Leucena leucocephala), considerada por especialistas, como uma espécie invasora.
Segundo a lei municipal nº3.490 de 2015 e a Resolução 001/2020, a Secretaria de Meio Ambiente está autorizada a realizar a supressão das espécies exóticas invasoras, como forma de medidas preventivas e de controle que ameaça o ecossistema local, em todo território da Estância Turística de Salto.
Mas vale ressaltar que o Programa tem o objetivo de restaurar as condições ambientais, proporcionando mais qualidade a flora, fauna e geologia do espaço, e desta forma, reestabelecer a vegetação nativa e a biodiversidade. A retirada da Leucena só deve ser realizada através da autorização da Secretaria de Meio Ambiente, que emite um laudo após avaliações técnicas. A Resolução nº 001 da Secretaria do Meio Ambiente, publicada no Diário Oficial do Município nesta sexta-feira (10), disciplina as competências do Programa.

LEUCENA
A Leucena é apontada por estudos e avaliações ambientais como uma espécie invasora que traz prejuízos a vegetação local, sendo considerada alelopático, ou seja, ela libera uma substância química que altera o desenvolvimento de outras espécies vegetais que estejam ao seu redor. Além de frear o crescimento da flora local, a Leucena ainda absorve todos os nutrientes disponíveis na terra, impedindo que outras plantas se alimentem.
A Leucena (Leucaena leucocephala) chega ao Brasil com o objetivo de atender as demandas dos pastos de gado, onde servia como fonte de alimentação (forragem), porém com as condições climáticas e territoriais favoráveis, a espécie se alastrou por outras localidades.

Compartilhe esta notícia:





Artigos relacionados
Carregar mais por - redação
Carregar mais em Notícias

Deixe uma resposta

Leia também

Atleta de Burkina Fasso bate recorde mundial indoor do salto triplo

O atleta Hugues Fabrice Zango bateu o recorde mundial indoor do salto triplo, ao alcançar …