Com capacidade de triagem de mais de 100 toneladas por dia, a Usina de Valorização de Resíduos Sólidos Urbanos da cidade de Salto (SP) foi inaugurada na terça-feira (11). Devido a pandemia, a inauguração da nova usina de  foi realizada através de uma cerimônia virtual transmitida pelas redes sociais oficiais da prefeitura e da CSO Ambiental.

O processo realizado na usina consiste no tratamento mecânico dos resíduos de modo a possibilitar a separação dos materiais orgânicos e dos recicláveis que foram destinados na coleta domiciliar, garantindo que somente o rejeito vá parar no aterro sanitário, como orienta a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

O trabalho foi realizado por meio de uma Parceria Público Privado (PPP), firmada entre a prefeitura e a concessionária CSO Ambiental. A cidade de Salto é a primeira do país a realizar, integralmente, a coleta domiciliar de resíduos com veículos 100% elétrico. Cada caminhão deixou de emitir mensalmente 14 toneladas de CO2, um dos principais responsáveis pelo efeito estufa, além de outros gases nocivos à saúde que podem causar doenças pulmonares e cardiovasculares.

Ao longo da parceria o município vem conseguindo estimular a reciclagem e o consumo consciente de materiais através da educação e da disponibilização de diversas formas para o descarte correto de resíduos, contando com uma rede de dez Ecopontos e mais de 40 Pontos de Entregas Voluntários (PEVs), que estão espalhados por toda a cidade.

A cidade também faz um trabalho com os restos de materiais de construção civil, que são reaproveitados em obras para confecção de espaços de caminhadas, parques, áreas de praças, operação “tapa-buraco” e nas melhorias das estradas rurais e calçamentos.

A cidade de Salto garantiu no último ano, o 4º lugar no Programa Município Verde Azul; iniciativa do estado que apoia e reconhece a eficiência da gestão e valorização da agenda ambiental nas cidades paulistas.

Foto: divulgação.

Artigos relacionados
Carregar mais por - redação
Carregar mais em Notícias

Deixe uma resposta

Leia também

Vítima grita durante tentativa de roubo, e assusta ladrão que foge em bicicleta no Jardim Morada do Sol

Uma mulher  passou por um sufoco na tarde da última quinta-feira (17). Ela estava cam…