Nesta segunda edição do Ranking de Competitividade dos Municípios (RCM), foram analisados um total de 411 municípios brasileiros (7,38% do universo de municípios), representando os municípios do país com população acima de 80 mil habitantes de acordo com a estimativa do IBGE para 2020. Em relação à edição anterior do estudo, seis novos municípios passaram a compor o levantamento, sendo eles: (Alfenas (MG), João Monlevade (MG), Chapadinha (MA), Vinhedo (SP), Goiana (PE), Três Corações (MG).

O RCM indica que a Estância Turística de Salto está na 71ª colocação contra a 83º colocação Na última edição. Melhorou 12 posições, mas ainda assim ficou atrás de Itu (60º posição) e de Indaiatuba que ficou com o 15º lugar. Alguns dados analisados estão satisfatórios mas outros precisam ser melhorados, e muito. Como o Acesso à Saúde e também a qualidade deste oferecida a população. Estamos péssimos em Capital Humano e com valores altos na População Vulnerável. A taxa bruta de matrícula no ensino técnico e profissionalizante beira o caos.

Confira o resultado de Salto nos pilares analisados:

No conjunto, os 411 municípios analisados correspondem a 126,52 milhões de habitantes, cuja avaliação foi feita a partir de 65 indicadores, distribuídos em 13 pilares temáticos e três dimensões consideradas fundamentais para a promoção da competitividade e melhoria da gestão pública dos municípios brasileiros.

Dimensões do estudo

O estudo analisou 65 indicadores organizados em 12 pilares e 3 dimensões, todos relacionados a Sustentabilidade Fiscal; Funcionamento da Máquina Pública; Meio Ambiente; Acesso à Saúde; Qualidade da Saúde; Acesso à Educação; Qualidade da Educação; Segurança, Saneamento; Inserção Econômica; Inovação e Dinamismo Econômico; Capital Humano e Telecomunicações. Esta organização é fruto de ampla reflexão ao longo do projeto sobre quais são os temas fundamentais para se analisar a competitividade a nível municipal no Brasil. Salto está muito mal em alguns pontos analisados

É necessário ressaltar que a 2ª edição do Ranking de Competitividade dos Municípios analisou os municípios brasileiros com população superior a 80.000 habitantes pela estimativa populacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2020. Assim, esses dados compilados são do último ano do governo Geraldo Garcia.

Todos os detalhes do Ranking de Competividade dos Municípios pode ser conferido na íntegra AQUI.

Artigos relacionados
Carregar mais por - redação
Carregar mais em Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Geração de energia a partir do lixo: uma idéia para nossa cidade

Lixo normalmente é sinônimo de algo que se joga fora, algo desprezível. Mas como “jo…