Quer receber as principais Notícias de Salto e região pelo Facebook Messenger? Inscreva-se agora.

O tratamento precoce e sem interrupção é essencial para a cura da tuberculose

A Secretaria da Saúde de Salto realiza até o dia 23 de setembro, a intensificação da Campanha contra a Tuberculose. Os profissionais de enfermagem atuantes nas Clínicas e Unidades Básicas de Saúde estão realizando a triagem nas pré-consultas de todos os pacientes e orientando sobre o principal sintoma da doença, que é a tosse há mais de três semanas. O objetivo é identificar os casos suspeitos, e encaminhar para tratamento no Ambulatório de Moléstias Infecciosas do município na ocorrência de confirmação da doença. A doença tem tratamento, oferecido gratuitamente pelo SUS, e quando realizado de forma imediata e sem interrupção, é essencial para a cura da tuberculose.
Em 2019 foram registrados 22 casos de pessoas com tuberculose, com um óbito registrado.
“A tuberculose ainda é um grande problema de saúde pública no Brasil. Muita gente não conhece os sintomas e não sabe que tem a doença. Por isso o Ministério da Saúde faz anualmente a campanha de prevenção contra a tuberculose”, destaca o secretário da Saúde, Fernando Amâncio, ao falar sobre a intensificação desta campanha na rede municipal de Saúde.
A transmissão da tuberculose ocorre através das gotículas eliminadas pela respiração, por espirros e pela tosse que podem ser aspiradas por outro indivíduo. Cada paciente com tuberculose não tratada pode infectar em média de 10 a 15 pessoas por ano.
Além das orientações realizadas junto aos pacientes, as pessoas que apresentarem tosse por mais de três semanas podem procurar uma unidade básica de saúde para avaliação e orientações sobre a doença.

Compartilhe esta notícia:






Artigos relacionados
Carregar mais por - redação
Carregar mais em Notícias

Deixe uma resposta

Leia também

Falecidos entre 7 e 13 de setembro de 2019

Informações da Funerária Barbieri: Dia 07 de setembro > “MARIA LUCIA APARECIDA VIEIRA D…