Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 05 de junho, a Prefeitura de Salto, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e em parceria com a empresa CSO Ambiental realizou entre os dias 01 a 08 de junho, diversas atividades ambientais e educacionais, com participação da Secretaria da Educação e Ação Social e Cidadania.
Entre as atividades desenvolvidas nesta semana, aconteceram plantios, oficinas, olimpíada de reciclagem, atividades com os feirantes da cidade e curso de poda.
Iniciando as atividades da Semana do Meio Ambiente, a equipe da CSO Ambiental com a Secretaria de Meio Ambiente esteve na Feira Livre de domingo (02) e realizaram um café da manhã com os feirantes e também montaram um stand educativo, atendendo a população com orientações sobre o descarte correto de resíduos nas áreas públicas.

Os plantios aconteceram em diferentes áreas da cidade, tendo início na segunda-feira (03) com o projeto “Transforma Salto” em uma área da região do Jd. Soberano, o espaço ainda passou por uma limpeza e revitalização e o trabalho de conscientização para não descartas matérias na área, de forma indevida. E na terça-feira foi a vez do Cemus VIII “Profa. Maria Florinda Zanni” receber a equipe da Secretaria de Meio Ambiente para plantar 100 mudas nativas na área da escola, com participação dos alunos e professores e no bairro Vila Flora acontecia simultaneamente, o plantio pelo projeto “Produzindo água”, cujo objetivo é aumentar o índice de cobertura vegetal na cidade e a proteção das nascentes e córregos do município.
O projeto “Bosque da Vida 2018” ainda contou com o plantio de 100 mudas nativas no Parque do Lago, em comemoração aos nascidos no ano de 2018. Ao total, a Secretaria de Meio Ambiente contabiliza o plantio de 1500 mudas nesta semana, realizados de forma correta, em áreas de preservação e com trabalho de conscientização de arborização.
Ainda em continuidade as ações, foram realizadas duas oficinas de criatividade, onde os participantes aprenderam a criar bolsas, enfeites, chaveiros e outro itens com o uso de material reciclado, como garrafas PETs, aberto a população e com participação dos alunos dos Cras.
A 2ª Olimpíada de Reciclagem aconteceu com a participação de todas as unidades escolares municipais e as escolas estaduais E.E. Professora Maria de Lourdes Moraes Costela, E. E. Professor Joseano Costa Pinto, E.E Professor Claudio Ribeiro e E.E. Padre Francisco Rigolin. Ao longo de uma semana, a competição ainda contou com a participação da sociedade civil, com depósitos nos contêineres soterrados distribuídos nos bairros do município. “Ao total, a Olimpíada coletou 6 toneladas de resíduos destinados a reciclagem, esse peso se refere a 1 semana de coleta seletiva da cidade”, declara o secretário de Meio Ambiente, Ângelo César Turqui Piva.

Na sexta-feira (07) foi realizado a cerimônia de premiação no Ecoponto Escola situado no Jd. Gabriel, com a participação da equipe da CSO Ambiental, do secretário de Meio Ambiente e do Prefeito de Salto, Geraldo Garcia e de cada representante da unidade escolar. Foi anunciado os ganhadores e conquistaram a 3º colocação, com empate, as unidades escolares Cemus VII “Pofa. Maria Jesuína Nascimento de Moraes” e Cemus VIII “Profa. Maria Florinda Zanni” com a arrecadação de 444 quilos de material, em 2º lugar foi o Cemus VI “Profa. Maria da Conceição Lopes Galvão Pisciotta” tendo coletado 524.8 quilos de resíduos e em 1º lugar, o Cemus XIV “Profa. Márcia Regina Bertagna”, com arrecadação de 645.9 quilos de material reciclado. Aproveitando a oportunidade, foi realizado uma doação de 250 litros de leite ao Lar Frederico Ozanam, pela escola que conquistou a 1º colocação. Para o encerramento da Semana do Meio Ambiente foi realizado o curso de Poda de árvores no auditório do Parque Rocha Moutonnée, com aproximadamente 50 alunos sendo ministrado pelo Engenheiro Florestal José Antônio Luciano.

Compartilhe esta notícia:






Artigos relacionados
Carregar mais por admin
Carregar mais em Notícias

Deixe uma resposta

Leia também

Prefeitura realiza atividades no Dia Internacional de Combate às Drogas

CEMUS V teve teatro do projeto “Anjos da Vida” e Secretaria da Educação recebe gibis do Pr…