Quer receber as principais Notícias de Salto e região pelo Facebook Messenger? Inscreva-se agora.

Até poucos anos atrás, a relação dentro de uma empresa seguia uma hierarquia rígida, quase sem espaço para diálogo entre o chefe e a equipe de profissionais. O cenário, no entanto, começa a apresentar novas dinâmicas dentro do ambiente de trabalho, com mais colaboração e menos imposição. E essa transformação estabelece mudanças no perfil de quem tem a responsabilidade de liderar equipes e projetos.

“Os jovens de hoje expõem mais seus pensamentos e suas convicções. São mais abertos ao diálogo e esse comportamento está modificando as relações e as formas de interação dentro das empresas”, aponta Wirena Freitas, docente da área de gestão e negócios do Senac Salto. Segundo ela, a hierarquia ainda continua, só ficou mais flexível. “O que está mudando é a relação de poder, ou seja, hoje, os líderes dividem a responsabilidade em grande parte das empresas. Com isso, notamos uma mudança de perfil em que a imposição começa a dar lugar a uma participação mais ativa dos liderados”, afirma.

Como de costume, toda mudança exige adaptação. E, neste caso, não é diferente. O novo estilo de liderança, segundo Wirena, requer pessoas mais maleáveis, que saibam lidar bem com diferentes personalidades e que consigam extrair o melhor de cada liderado. “Essa capacidade é o que faz a grande diferença, pois além de saber desenvolver pessoas, o novo líder também precisa executar com qualidade o seu trabalho e estar sempre pronto para detectar e se adaptar às mudanças de maneira criativa e empreendedora.”

Se um dos principais patrimônios de uma empresa são seus funcionários, a tarefa de um líder de despertar e reter talentos é fundamental, ainda mais diante de um mercado competitivo. “A tecnologia e a informação estão acessíveis a todos. O que vai diferenciar uma empresa é a qualidade do serviço que ela presta. E este diferencial está nos profissionais que ela possui e um bom líder sabe ressaltar as qualidades das pessoas”, diz a docente.

Atento a estas transformações, o Senac Salto oferece o curso “Liderança para Novos Líderes”. Abordando temas como autonomia e protagonismo, o mercado de trabalho como espaço para relações, conflitos geracionais, os desafios do mundo moderno, processos de comunicação, aspectos de gestão de pessoas e suas relações com a liderança, o curso é voltado tanto para as pessoas que ainda não são líderes, mas que querem aprender um pouco mais sobre como se tornar um, quanto para profissionais que estão atuando na área, mas precisam entender e se adequar a este novo cenário de liderança.

O curso acontece entre 16 e 30 de julho, com aulas às terças, quartas e quintas-feiras, das 13h30 às 17h30. O valor total do curso é de R$ 366,10, dividido em até 8 prestações. Para saber mais, acesse www.sp.senac.br/salto.

Notícias relacionadas


Artigos relacionados
Carregar mais por - redação
Carregar mais em Notícias

Deixe uma resposta

Leia também

Venda de sanduíche neste sábado vai para o Gpaci

O hospital atende a cerca de 300 crianças e adolescentes Acontece mais uma edição do McDia…