Por Chuck Mikolajczak

NOVA YORK (Reuters) – O índice S&P 500 teve um rali nesta terça-feira, encerrando em alta e garantindo seu maior ganho percentual trimestral em mais de duas décadas, à medida que a melhora dos dados econômicos reforçou crenças de investidores de que uma recuperação apoiada por estímulos para a economia dos Estados Unidos está no horizonte.

Saindo de uma queda de 20% no primeiro trimestre, o maior declínio trimestral desde a crise financeira no quarto trimestre de 2008, o S&P 500 subiu mais de 19,95% para marcar seu maior ganho trimestral desde 1998, no auge do boom da tecnologia.

Os ganhos foram alimentados por níveis sem precedentes de estímulo fiscal e monetário e pela flexibilização das restrições que visava brecar a disseminação do Covid-19.

Mas o S&P 500 ainda tem queda aproximada de 4% no ano, e os ganhos em junho foram de apenas 2%, em razão do surto de casos do vírus, que tem ameaçado descarrilar o processo de reabertura da economia e impedir uma recuperação econômica inicial.

O chair do Federal Reserve (Fed, banco central dos Estados Unidos), Jerome Powell, reiterou em comentários nesta terça-feira que o caminho da economia é “altamente incerto”.

“O que todo mundo vê é que, se conseguirmos algo que acabe com o spread ou que reduza o spread, há literalmente tanto dinheiro que o Fed disponibilizou que, quando voltarmos, será um foguete para o outro lado”, disse JJ Kinahan, estrategista-chefe de mercado da TD Ameritrade em Chicago.

Ainda assim, comentários de Anthony Fauci, principal especialista em doenças infecciosas do governo dos EUA, de que não há garantia de que os EUA terão vacina eficaz contra o Covid-19 e seu alerta de que a propagação do vírus “pode ficar muito feia” eram lembretes de que uma completa recuperação econômica pode exigir um longo caminho.

Os ganhos do Dow Jones foram limitados por uma queda de 5,75% da Boeing , uma vez que a fabricante de aviões devolveu parte da valorização de 14% da segunda-feira depois de a Norwegian Air cancelar pedidos de 97 aeronaves e afirmar que iria pedir indenização.

O Dow Jones subiu 0,85%, para 25.812,88 pontos, o S&P 500 avançou 1,54%, para 3.100,29 pontos e o Nasdaq teve alta de 1,87%, para 10.058,77 pontos.

O avanço de 17,78% do Dow marcou seu melhor desempenho trimestral desde um rali de 21,56% registrado no primeiro trimestre de 1987, enquanto o salto de 30,63% do Nasdaq marcou o melhor trimestre para o índice desde ganho de 48,18% no quarto trimestre de 1999.

Embora os casos de coronavírus continuem aumentando em muitos Estados, a economia norte-americana está mostrando sinais de recuperação, com dados indicando que a confiança do consumidor aumentou muito mais do que o esperado em junho.

Artigos relacionados
Carregar mais por - redação
Carregar mais em Notícias

Deixe uma resposta

Leia também

Mortes por coronavírus nas regiões de Sorocaba e Jundiaí em 21 de setembro

1 de 1 Mortes por coronavírus nas regiões de Sorocaba e Jundiaí em 21 de setembro — Foto: …