O trem republicano que ligará as cidades de Itu e Salto (SP) começará a operar no dia 19 de dezembro. O anúncio foi feito após encontro entre os prefeitos das duas cidades na quarta-feira (18).

O trem turístico partirá de Itu, cidade considerada o berço da República, e percorrerá cerca de sete quilômetros até chegar a Salto. Uma locomotiva de 1952 e um vagão de passageiros com capacidade para 56 pessoas, que estão sendo restauradso já estão na garagem do Trem Republicano, em Itu (SP).

Força-tarefa leva vagões por rodovias em trajeto de mil quilômetros para preservação

Força-tarefa leva vagões por rodovias em trajeto de mil quilômetros para preservação

O projeto foi criado em 2005 com a promessa de movimentar o turismo entre as duas cidades, mas paralisações nas obras atrasaram a execução. Por conta da interrupção nas obras, parte do prédio da estação de Salto foi pichada por vândalos.

O Trem Republicano contará com três vagões, totalizando 132 lugares, e terá espaço para pets. A operação terá dois horários de segunda a quinta-feira, três horários às sextas-feiras e domingos e quatro horários aos sábados. “Às sextas e sábados, um dos horários será noturno”, explica Adonai Arruda, presidente da concessionária.

O trem turístico tem como objetivo resgatar a cultura e estimular a economia regional, conforme conta a representante da Associação Pró-Desenvolvimento do Turismo Regional (Protur), Maria Sofia Pacho.

“O Trem Republicano atrairá turistas para o passeio e, por consequência, acabam consumindo alimentos e procurando outros lugares para visitar. Isso trará desenvolvimento para cada um dos empreendimentos ligados ao trem turístico”, finaliza.

Artigos relacionados
Carregar mais por - redação
Carregar mais em Notícias

Deixe uma resposta

Leia também

Juiz deve determinar amanhã situação de ex-trabalhadores da Santa Casa

Em uma audiência virtual realizada nesta quarta-feira, dia 2 de dezembro, com todas as par…