O deputado estadual Cezar (PSDB) apresentou na Assembleia Legislativa o Projeto de Lei nº 203/2022 que institui o Roteiro da Fé e Tradições Religiosas no Estado de São Paulo.

O objetivo é estimular o desenvolvimento da economia e geração de emprego nos municípios através do turismo e preservação da cultura das atividades religiosas no Estado.

“O Roteiro da Fé e Tradições Religiosas servirá para organizar o setor e contribuir para o seu fortalecimento religioso, cultural, histórico e desenvolvimento do turismo e gastronomia. Juntos, os municípios podem criar campanhas e divulgar eventos atraindo turistas de todo o Brasil. A iniciativa deve melhorar uma infraestrutura já existente na maior parte das cidades do estado de São Paulo”, explicou o deputado.

No PL fazem parte do Roteiro as cidades de Araçoiaba da Serra, Avaré, Araçariguama, Anhembi, Boituva, Cananéia, Cajamar, Conchas, Eldorado, Itapetininga, Iguape, Itu, Iperó, Itapeva, Itaporanga, Pardinho, Piedade, Pirapora do Bom Jesus, Porto Feliz, Salto, Santana de Parnaíba, Sorocaba, São Roque, Tatuí e Tietê.

Há ainda emenda do deputado estadual Danilo Balas para inclusão das cidades de Alambari, Capela do Alto, Pilar do Sul e São Miguel Arcanjo.

Segundo o parlamentar, as cidades escolhidas apresentam percurso ou local de peregrinação e penitência; monumentos históricos relacionados à religião; museus, exposições, casa de relíquias sacras, igrejas, capelas, templos, mesquitas e casas de encontros espirituais, quermesses, festas religiosas.

Através da propositura do deputado Cezar, as cidades poderão definir ações e eventos religiosos do Roteiro da Fé e Tradições Religiosas de forma integrada com os municípios vizinhos, fazer inventário, mapear, promover ações e eventos culturais, educacionais e divulgar os atrativos turísticos e serviços existentes no Roteiro da Fé e Tradições Religiosas.

“Este é o setor que mais cresce dentro da indústria turística no Brasil, depois dos negócios, e tem a qualidade de ser menos impactado por crises econômicas. De uma forma geral, o turismo é uma das áreas que mais emprega e faz girar a economia dos municípios, com a criação de muitos empregos. O turismo movimenta a maioria dos setores econômicos, direta ou indiretamente, o que favorece a geração de renda em todos os segmentos”, ressaltou Cezar.

O PL tramita na Comissão de Constituição, Justiça e Redação.

Artigos relacionados
Carregar mais por - redação
Carregar mais em Destaque

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Estágio na Prefeitura de Itu: saiba como se inscrever no processo seletivo pelo CIEE

1 de 1 CIEE abre processo seletivo para estágio na Prefeitura de Itu — Foto: Prefeitura de…