Uma comitiva da Prefeitura de Itu esteve na Scuola Italiana Eugenio Montale, na capital paulista, na última terça-feira (14/09), com o intuito de conhecer presencialmente novas propostas pedagógicas que possam agregar ao sistema de ensino aplicado pela Secretaria de Educação de Itu. O encontro contou com a presença do cônsul geral da Itália em São Paulo, Filippo La Rosa, que recentemente esteve em Itu e tem se mostrado bastante atento à importância histórica, ao viés cultural e ao potencial turístico do município.

A comitiva ituana estava constituída pela secretária adjunta de Educação, Sílvia Sório, que na oportunidade representou o secretário da pasta, Plínio Bernardi Junior, pela secretária municipal de Cultura e do Patrimônio Histórico, Maitê Velho, pela diretora do Departamento de Educação Infantil, Estela Bresciani, pelo diretor de Patrimônio Histórico, Emerson Castilho, e pela coordenadora do Patrimônio e orientadora do Centro Ituano de Letras e Artes (CILA), Morgana Ribeiro.

A secretária adjunta de Educação afirmou que estar presente àquele encontro em que experiências estavam sendo partilhadas representava, para ela, um momento único. Mencionou que o prefeito Guilherme Gazzola considera a criança parte importante das políticas públicas, e que é um privilégio saber que ele tem a preocupação de deixar para a população ituana um legado na área da educação. “Essa é uma oportunidade, um ajuntamento da cultura do bem, da cultura da paz, e eu agradeço por isso”, observou.

Essa troca de experiências também foi avaliada de forma muito positiva por Maitê Velho, que tem se empenhado no desenvolvimento dos processos de propositura à lista indicativa do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) para candidatura da cidade de Itu à Patrimônio Mundial da Humanidade, pela Unesco (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura). “As secretarias de Cultura e Educação vêm buscando, através de ações transversalizadas, estruturar pilares de conhecimentos pluralizados de formação para nossas crianças que são imprescindíveis  do desenvolvimento de transformação e crescimento”, avaliou.

Entre os representantes da escola que recepcionaram a comitiva ituana estavam a presidente Sandra Papaiz, a diretora pedagógica italiana, Paola Capraro, a diretora pedagógica brasileira, Vanessa Squassoni, o diretor administrativo financeiro, Lorenzo Gemma, e a Relações Institucionais e Marketing, Neide Oliveira.

Paola explicou à comitiva ituana que, segundo a filosofia da Scuola Italiana Eugenio Montale, a criança é um ser competente, curioso, que cria a própria hipótese de mundo, interage, experimenta e inventa. A criança, ressaltou, é protagonista do próprio processo de conhecimento e o professor é o mediador, que provoca, que cria um ambiente favorável à aprendizagem. E acrescentou que a escola é vista como lugar de pesquisa e construção de saber.

Outros encontros devem ser promovidos, com o objetivo de intensificar a troca de experiências entre a atual administração pública de Itu e a escola italiana.

Scuola Italiana Eugenio Montale
Fundada em 1982, a Scuola Italiana Eugenio Montale é a Escola Internacional Italiana em São Paulo, comprometida com a produção de uma proposta pedagógica de base filosófica e humanista, acreditando no potencial transformador do ser humano. De acordo com as atuais exigências de uma escola internacional, promove um ambiente multicultural e diversificado.

A escola funciona em horário integral e atende alunos desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, além de oferecer atividades extracurriculares e cursos de Língua e Cultura. A instituição tem como compromissos o respeito à individualidade, o desenvolvimento da autonomia e da capacidade crítica e a formação integral.

A missão é promover um ensino amplo que vai além do acesso à informação, que busca a formação integral e crítica do aluno.

Artigos relacionados
Carregar mais por - redação
Carregar mais em Região

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Boletim Coronavírus Itu – 400

A Secretaria Municipal de Saúde informa que Itu conta com 21.407 casos confirmados, 20.842…