Diversos bairros de Itu registraram a chuva de granizo que atingiu a cidade e a região na tarde deste domingo (30).

Leitores do Jornal de Itu relataram pedras de gelo Jardim das Rosas, Jardim Oliveira, Residencial Dona Tonica, São José, Vila Ianni, Bairro Brasil, Bairro Alto, Vila Progresso, Bairro Liberdade.

Alguns outros leitores relataram que choveu, mas sem granizo. Moradores de Salto e Porto Feliz citaram também o fenômeno meterológico.

O nosso leitor Gabriel Melo mostra muito gelo na Vila Progresso (na foto principal). Abaixo, a leitora Losange Amaral mostra a forte chuva, que rapidamente passou.

Cumulonimbus 

Granizo são pedras de gelo que se formam em nuvens de grande extensão vertical chamadas de cumulonimbus. Estas nuvens são chamadas em Meteorologia de “nuvens frias”, pois uma porção delas tem temperatura abaixo de zero e é aí que o granizo se desenvolve dentro da nuvem.

As chamadas “nuvens quentes” têm temperatura acima de zero grau em toda a sua extensão, da base ao topo. Estas nuvens podem até provocar chuva forte, mas não geram raios e nem granizo. São muito comuns no litoral do Nordeste.

É dentro das enormes nuvens cumulonimbus, na parte com temperatura muitos graus abaixo de zero, que as pedras de gelo se formam. Elas caem das nuvens quando ficam pesadas e as fortes correntes ascendentes que existem dentro das nuvens não conseguem mais sustentá-las no ar.

(Com informações do Climatempo)

Artigos relacionados
Carregar mais por - redação
Carregar mais em Região

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

RD – Droga Raia – Drogasil está com oportunidade(s) para Farmacêutico(a) – v2224454

Descrição Você é apaixonado(a) pelo universo da saúde, beleza e bem-estar? Ama desafios e …