Das nove bacias, cinco estão abaixo de 50%

A CIS – Companhia Ituana de Saneamento anunciou nesta semana que, a partir deste mês,  os bairros Cidade nova, Jardim Novo Mundo, Jardim União, Jardim Europa, Residencial Penha de França, Vila Martins, Vila Vivenda, Hospital do Pira, Alpes, CDM e AME terão abastecimento interrompido entre 22:00h e 05:00h diariamente.

 A ação é para preservação do manancial São Miguel – uma vez que as adutoras do Sistema Pirajibu necessitam ser desabilitadas para o andamento dos trabalhos de setorização na região.

Outros pontos

As outras medidas de prevenção permanecem durante o mesmo período noturno: condomínios residenciais, região do Pinheirinho e bairros Paraíso 01 e 02 têm abastecimento interrompido. A CIS também reduziu a quantidade de água tratada na ETA Rancho Grande com diminuição de pressão nas redes de distribuição da região central. Áreas mais afastadas, conhecidas como ponta de rede, têm mais intermitências de abastecimento ao longo do dia (Ex.: ruas dos bairros Nossa Senhora da Candelária, Vila Esperança, Jardim dos Ipês, Jardim Eridano, Vila São José, entre outros). Estes locais contam com suporte de caminhão pipa.

O Sistema Itaim, que abastece os bairros Potiguara, Chácaras Reunidas Ipês, Jd. Oliveira, Bom Viver, Santa Inês, Chácaras Florida, Vila Real R1, Uderico Ferrari e Itaim Guaçu, é paralisado entre 22h e 5h.

“Já estamos enfrentando o mais seco da história do Estado de São Paulo e a CIS já promove ações necessárias em todas as regiões da cidade”, pontua o superintendente da CIS, Reginaldo Santos.  “Nós conseguimos garantir fontes permanentes de captação de água, no entanto, somente as duas captações conseguem abastecer pouco mais da metade da população. Não há risco para racionamento para a cidade de Itu, pois temos água. No entanto, a CIS e a Prefeitura de Itu já estão adotando medidas para garantir o abastecimento da população neste ano tão seco e evitar o rodízio”, finaliza Santos.

Situação dos mananciais

Atualmente, os mananciais operam com 53,1% da capacidade média. Seguem os dados:

 PIRAPITINGUI (ETAs Portal do Éden e Hospital):

Bacia do Pirajibu (captação que não seca): 99%

Bacia do São Miguel / Varejão: 80%

Bacia do São Miguel: 35%

 CENTRAL (ETAs Itaim e Rancho Grande):

Bacia do Mombaça (captação que não seca): 99%

Bacia do Taquaral / Pirapitingui: 30%

Bacia do Braiaiá: 25%

Bacia do Gomes: 25%

Bacia do São José: 50%

Bacia do Itaim: 35%

Artigos relacionados
Carregar mais por - redação
Carregar mais em Região

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

RD – Droga Raia – Drogasil está com oportunidade(s) para Farmacêutico(a) – v2224454

Descrição Você é apaixonado(a) pelo universo da saúde, beleza e bem-estar? Ama desafios e …