Quer receber as principais Notícias de Salto e região pelo Facebook Messenger? Inscreva-se agora.
Darcton Policarpo Damião estará nesta segunda-feira (11) em Sorocaba para palestra
Diretor do Inpe falará sobre Amazônia e manchas de óleo
Darcton assumiu o Inpe após saída de Ricardo Galvão. Crédito da foto: Divulgação

O Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) receberá um evento sobre sensoriamento remoto, a partir de hoje. Segundo a assessoria de imprensa do PTS, esse é o maior fórum sobre o tema do hemisfério sul. Ferramenta que influencia a cartografia, análise de recursos naturais, transportes, comunicações, energia e planejamento urbano e rural, o sensoriamento remoto é um conjunto de atividades que permite a obtenção de informações da superfície da Terra.

Dentro da programação, o diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Darcton Policarpo Damião, apresentará palestra amanhã, às 19h30, com o tema “Queimadas na Amazônia e Manchas de Óleo: um olhar crítico do Inpe sobre o monitoramento ambiental”.

Representantes do governo, indústria, instituições de ensino, investidores e o público em geral são esperados para o evento, com o tema: “Espaço, Novos Mercados e uma Nova Era Espacial Brasileira”. O simpósio, que chega à nona edição, é organizado pelo Instituto de Estudos Avançados. As inscrições podem ser feitas pelo site do evento ou pelo e-mail [email protected]

Leia mais  Operação contra a pirataria cumpre mandados em Sorocaba

Segundo a enciclopédia livre Wikipédia na internet, sensoriamento remoto é “o conjunto de técnicas que possibilita a obtenção de informações sobre alvos na superfície terrestre (objetos, áreas, fenômenos), através do registro da interação da radiação eletromagnética com a superfície, realizado por sensores distantes, ou remotos. Geralmente estes sensores estão presentes em plataformas orbitais ou satélites, aviões e no nível de campo. A Nasa (agência espacial norte-americana) é uma das maiores captadoras de imagens recebidas por seus satélites.”

A entrada é gratuita para a palestra do diretor do Inpe e as inscrições devem ser feitas no endereço eletrônico https://www.sympla.com.br/queimadas-na-amazonia-e-manchas-de-oleo-um-olhar-critico-do-inpe-sobre-o-monitoramento-ambiental__698983. O link não pôde ser encurtado. Por meio de dados objetivos e de fatos reais, Darcton Policarpo Damião vai apresentar sua visão sobre os desafios tecnológicos para o monitoramento nacional.

O coordenador geral do Serfa 2019, tenente-coronel aviador Rafael Lemos Paes, conta que Darcton Policarpo Damião já foi diretor do Instituto de Estudos Avançados, tem amplo conhecimento sobre sensoriamento remoto e é pós-graduado em gestão. “Esta palestra é voltada a estudantes, professores, empresários e população em geral”, complementa o presidente do Parque Tecnológico, Roberto Freitas. “Será um dos principais temas em discussão no Serfa 2019.”

Leia mais  Carro dirigido por adolescente de 14 anos atinge casa em Piedade

Primeira vez

Pela primeira vez o Simpósio de Sensoriamento Remoto em Aplicações de Defesa (Serfa) está sendo realizado fora de São José dos Campos. Começa hoje, às 8h, e vai até quinta-feira, com uma série de palestras.

Diretor do Inpe falará sobre Amazônia e manchas de óleo
Simpósio de Sensoriamento Remoto em Aplicações de Defesa começa hoje no PTS e vai até quinta-feira. Crédito da foto: Divulgação Prodes

Durante a programação serão desenvolvidos temas como sensoriamento remoto florestal; ciência, publicação, replicabilidade e reprodutibilidade; a importância da calibração de recursos para o sensoriamento remoto; aplicações do sensoriamento remoto em estudos oceanográficos na amazônia azul; projetos de monitoramento da Amazônia: tendências e perspectivas.

“Este evento apresenta desafios, soluções e caminhos para a integração de todas as tecnologias envolvidas na área de sensoriamento remoto”, comenta o tenente-coronel Paes. “Isso gera conhecimento, inovação, emprego e renda.”

O Parque Tecnológico de Sorocaba fica na avenida Itavuvu, 11.777, Jardim Santa Cecília. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3316-2323. (Da Redação)

Artigos relacionados
Carregar mais por - redação
Carregar mais em Região

Deixe uma resposta

Leia também

Após denúncia, área que abrigava Aeroclube recebe manutenção

Aeronaves estacionadas irregularmente foram retiradas do local que pertence à Prefeitura. …