Em audiência na tarde desta quarta-feira, 25, com o Sindicato dos Trabalhadores de Saúde de Campinas e Região (SinSaúde), no Ministério Público do Trabalho, o  Instituto Moriah informou que não irá mais assumir a gestão da Santa Casa.

A Irmandade da Santa Casa de Itu informou que está em conversa com a Prefeitura, e governador do Estado, a fim de buscar uma solução, ante a gravidade da situação.

Pelo Procurador, foi solicitado que, havendo um posicionamento por parte da Santa Casa de Itu, tanto o Sindicato, quanto o MPT deverão ser informados acerca da condução da situação até o fim da tarde de 26/11. 

Durante a audiência, foi ponderado por parte do Sindicato acerca da indefinição quanto a situação vivenciada pelos trabalhadores.

Havendo demissões, o Sindicato ressaltou que a responsabilidade de pagamento de todos os haveres rescisórios é do São Camilo e da Irmandade da Santa Casa de Itu.

Foi mencionado se haveria possibilidade de prorrogação do contrato do São Camilo de maneira emergencial junto ao Estado de São Paulo, posto que a Santa Casa de Itu esclareceu que há muitos anos não faz gestão de hospital, propriamente falando. A princípio, o São Camilo esclareceu que não há essa possibilidade.

Pelo Procurador foi dito que, havendo esse impasse acerca da indefinição do contrato de trabalho dos empregados, há a possibilidade de rescisão indireta do contrato de trabalho, além do manejo de outras medidas judiciais cabíveis, a fim de resguardar o direito de todos os empregados.

O Sinsaúde aguardará até a data de quinta-feira, acerca de um retorno quanto a reunião junto ao Governador do Estado de São Paulo. Também foi ponderado em audiência, acerca da necessidade de participação ativa do Sindicato, em todo esse processo envolvendo a transição de gestão da Santa Casa de Itu.

São Camilo ressaltou em audiência que o salário do mês de novembro será pago normalmente no quinto dia útil de dezembro, inclusive, que haverá o pagamento da primeira parcela do décimo terceiro salário no dia 30/11.

O Sinsaúde, ante a indefinição, afirmou que há possibilidade de movimento grevista.

Artigos relacionados
Carregar mais por - redação
Carregar mais em Região

Deixe uma resposta

Leia também

Boletim Coronavírus Itu – 214

A Secretaria Municipal de Saúde informa que Itu conta com 6797 casos confirmados, 6302 cas…