A  West Side Viagens e Turismo Ltda. foi a única empresa a participar da licitação para a concessão do transporte público de Itu. A informação é do Jornal Periscópio. A Prefeitura, que começou o processo de abertura de envelopes no dia 12, não divulgou nada a respeito até agora.


A empresa faz parte do Grupo Belarmino, que também é proprietário da Viação Itu e Viação Avante. No momento, apenas a primeira é responsável pelo transporte público da cidade, através de um contrato emergencial. A Prefeitura justificou o acordo, de seis meses, baseado na lei federal 8.66/93 que prevê “nos casos de emergência ou de calamidade pública, quando caracterizada urgência de atendimento de situação que possa ocasionar prejuízo ou comprometer a segurança de pessoas”.  

Segundo reportagem do Periscópio, o processo de licitação “agora segue para análise da Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana e Rural, a fim de verificar sua compatibilidade com as exigências do edital (…) após esse procedimento será possível que tenham sequência as demais fases licitatórias (homologação e adjudicação)”.

Processo licitatório

Após vinte anos, o contrato de concessão do transporte público venceu. O prefeito Guilherme Gazzola afirmou, diversas, vezes, que era contra a permanência do mesmo grupo.  Confira aqui: https://guilhermegazzola.com.br/contrato-viacao-itu/

Em março, uma audiência pública foi realizada sobre a licitação, mas a presença de público foi proibida, estando presente apenas vereadores. Os de situação não se manifestaram, e os de oposição não puderam falar “para não correr o risco de disseminar o vírus”.

Após isso, houve ainda o reajuste de R$ 4 para R$ 5 reais.

Limeira

A West Side, atualmente, é responsável pelo transporte público em Limeira. Uma reportagem mostra como o Grupo Belarmino conseguiu se manter na cidade:

https://rogeramparo.blogspot.com/2018/08/belarmino-consegue-permanecer-em.html

(Foto: Reprodução Internet)

Artigos relacionados
Carregar mais por - redação
Carregar mais em Região

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Estrada do Pinheirinho será asfaltada

Local foi comtemplado pelo Programa “Novas Estradas Vicinais” do pacote Pro SP As obras de…