Autoridades civis e militares se reuniram na manhã desta sexta-feira (10/05), na Prefeitura de Itu, para a apresentação do Gabinete de Gestão Integrada em Segurança Pública Municipal – GGI-M, que visa possibilitar a integração do planejamento e das ações implementadas para o enfrentamento da violência e criminalidade no âmbito do município. O prefeito Guilherme Gazzola comandou a reunião que contou ainda com explanação sobre a experiência da implantação do GGI em Atibaia.

A compreensão da importância do GGI-M por parte do prefeito Guilherme Gazzola e consequente autorização para sua viabilização em Itu foram mencionadas pelo secretário municipal de Segurança, Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana e Rural, Hércules Ferrari Domingues da Silva, como importante ação nesse processo para aprimorar cada vez mais a segurança pública. Agradeceu ainda outros agentes de segurança pública que se empenharam para que o GGI-M se tornasse uma realidade em Itu.

Instituído por lei, o GGI–M é um órgão deliberativo e executivo que opera por consenso e sem hierarquia entre as Corporações, respeitando a autonomia individual de cada instituição que o compõe, objetivando o controle, o desenvolvimento, a avaliação e o monitoramento dos programas e ações estratégicas dirigidas à prevenção e ao combate à violência e à criminalidade em Itu, por meio de atuação conjunta, coordenada e sistêmica dos órgãos.

Entre as competências do Gabinete de Gestão estão promover a integração, em âmbito local, dos órgãos de segurança pública federal, estadual e municipal; gerir, de modo integrado, problemas relacionados à segurança pública, promovendo a cooperação e o compartilhamento de informações entre as instituições que o compõe; contribuir para a integração e harmonização dos órgãos do sistema de justiça criminal, na execução de diagnósticos, planejamentos, implementação e monitoramento de políticas de segurança pública; monitorar e avaliar a execução dos planos municipais de segurança pública.

Como parte da reunião, o capitão PM Wanderley Turolla Alves Cardoso da 3ª Cia do 34º Batalhão da Polícia Militar, o delegado de Polícia de Atibaia, Elton Prado Martins da Costa, o vice-prefeito de Atibaia, Emil Ono, e o secretário de Segurança Pública de Atibaia, Lucas de O. Cardoso, explanaram sobre o funcionamento do Gabinete de Gestão Integrada em Atibaia, município que reduziu em 60% os homicídios com a implantação do GGI, entre outros índices satisfatórios.

O presidente do Legislativo ituano, Givanildo Soares da Silva, os vereadores Ricardo Giordani e Benedito Roque Moraes, o comandante do Regimento Deodoro – Quartel de Itu, coronel Ricardo Alves Pereira, o comandante do 15º Grupamento do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo, coronel Miguel Ângelo de Campos, o comandante do 50º Batalhão da Polícia Militar do Interior, tenente coronel PM Glauco Rogério R. Alves, o coordenador operacional do 50º Batalhão da Polícia Militar do Interior, major PM Menezes, o sub-comandante do 50º Batalhão da Polícia Militar do Interior, major PM Cleber Vieira Pinto, o comandante do 2º Sub-Grupamento do 15º Grupamento do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo, 1º tenente PM Clóvis Augusto Miquelin da Silva, a comandante da 1ª Cia do 5º Batalhão de Polícia Militar Rodoviária, 1ª tenente Janaina Araújo Oliveira, o comandante da 1ª Cia do 50º Batalhão de Polícia Militar do Interior, capitão PM Fábio Zanata Pazim, o delegado de Polícia do Deinter 7 – Sorocaba, Osmar Guimarães Junior, que representou o secretário estadual de Segurança, general João Camilo Pires de Campos, o comandante da Guarda Civil Municipal de Itu, inspetor Rovaldo Martins Leite, o delegado titular de Itu, Nicolau Iusif Santarém, o presidente do Conselho de Segurança – Conseg, João Carlos Pestana Ramos, as conselheiras tutelares de Itu, Mariana G. de A. Nicolau e Ana Paula de Moura Silva, também participaram da reunião.

Artigos relacionados
Carregar mais por admin
Carregar mais em Região

Deixe uma resposta

Leia também

Paratletismo de Taubaté está no Open Grand Prix

O paratletismo de Taubaté está novamente participando de uma tradicional competição brasil…