Após cinco meses fechados, o Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae) reabriu na segunda (31), o Parque do Mirim e o Museu da Água com restrições e atendendo os protocolos da Vigilância Sanitária. A medida ocorreu durante a flexibilização da quarentena na região, devido à pandemia causada pela Covid-19.

A reabertura gradual do Parque e do Museu somente foi possível porque Indaiatuba alcançou a Fase 3-Amarela, que autorizou a reabertura de diversos setores, mediante um período de estabilidade e a assinatura de protocolos de segurança pelas autoridades municipais. Ambos somente poderão receber 40% dos visitantes dentro da capacidade dos locais.

O público terá acesso ao Museu da Água, no período de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 16h, podendo permanecer até às 17h. Somente a área externa poderá ser utilizada e a bica será fechada. O prédio ficará aberto apenas para utilização dos sanitários, já as salas de Exposição também serão mantidas fechadas. Também está proibido o uso de bebedouros públicos.

Quanto às medidas de segurança, será exigido o uso obrigatório de máscaras faciais, em tempo integral, tanto para os frequentadores, quanto para os funcionários do Museu.

Será feita a desinfecção com frequência nos bancos e na área de piquenique. O número de pessoas será limitado para que não haja aglomeração. O usuário será avisado na portaria do Museu, se o número máximo de frequentadores já foi atingido, o que equivale a 40% da capacidade do local.

PARQUE DO MIRIM

No Parque do Mirim, que também reabriu na segunda-feira terá restrições. Na portaria haverá o controle de acesso com limite reduzido para entrada de pessoas e medição de temperatura. A abertura será para caminhada, utilização do Quiosque do Mirim, pedalinhos e a locação de bicicletas.

Estarão lacrados a fonte interativa, bebedouros, academia de Terceira Idade, parque infantil, quadras e campos, mirante, museu e deques de pesca. Os horários e dias de funcionamento serão de segunda-feira a sábado das 7h às 18h – podendo permanecer no local até às 19h. Aos domingos e feriados o horário de funcionamento será das 7h às 16h — podendo permanecer no local até às 17h. O Quiosque do Mirim estará funcionando das 8h às 16h de segunda a domingo.

Na área do Parque foram instalados Totens com álcool gel, afixados informativos sobre o uso obrigatório de máscaras, ronda com moto para dispersar aglomerações e fiscalização do Quiosque do Mirim quanto às medidas sanitárias.

Salto e Itu

Questionamos as Prefeituras de Itu e Salto sobre a reabertura dos parques. A Assessoria de Salto informou que “no momento não há previsão de reabertura dos parques municipais. A Prefeitura avalia a reabertura seguindo as determinações de Saúde, avanço de fase no Plano São Paulo e também os índices do boletim epidemiológico.”

A prefeitura de Itu não respondeu. Em agosto, a Prefeitura informou que apenas a Praça dos Exageros estaria aberta a partir do dia 25. O local foi reformado recentemente. Sobre os outros parques, não se deu explicações do porquê estarem fechados, mesmo sendo maiores e tendo menos chance de aglomerações, como Parque do Varvito.

Artigos relacionados
Carregar mais por - redação
Carregar mais em Região

Deixe uma resposta

Leia também

Parques reabrem em Salto e Jundiaí nesta terça-feira

O Parque do Lago e o Parque Natural Ilha da Usina serão reabertos em Salto (SP) a partir d…