O índice de isolamento em Itu se manteve, nesta semana, ainda abaixo do desejável: a cidade registrou de segunda a quarta-feira, 44%. Ontem houve aumento de um ponto. Nos dois últimos domingos, dias que normalmente mais pessoas ficam em casa, o índice ainda ficou a desejar: apenas 52%.

Em Salto, o índice nos quatro dias úteis desta semana foi de 43%. Em Indaiatuba, os números são um pouco melhores: estáveis em 48%.

Os dados do Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI), desenvolvido pelo Governo do Estado de São Paulo.

Com o objetivo de incentivar o isolamento e combater o Covid-19 , foi aprovado hoje a antecipação do feriado estadual de 9 de Julho para segunda-feira, 25. Leia aqui.

Celular

A central de inteligência analisa os dados de telefonia móvel para indicar tendências de deslocamento e apontar a eficácia das medidas de isolamento social. Com isso, é possível apontar em quais regiões a adesão à quarentena é maior e em quais as campanhas de conscientização precisam ser intensificadas, inclusive com apoio das prefeituras.

No momento, há acesso a dados referentes a 104 cidades maiores de 70 mil habitantes. O sistema é atualizado diariamente para incluir informações de municípios e no site também estão disponibilizados gráficos com as informações.

O SIMI-SP é viabilizado por meio de acordo com as operadoras de telefonia Vivo, Claro, Oi e TIM para que o Governo de São Paulo possa consultar informações agregadas sobre deslocamento no Estado. Os dados de georreferenciamento servem para aprimorar as medidas de isolamento social para enfrentamento ao coronavírus.

(Texto e Foto: Rosana Bueno – Jornal de Itu/ Proibido qualquer reprodução)

Artigos relacionados
Carregar mais por - redação
Carregar mais em Região

Deixe uma resposta

Leia também

Incêndio atinge grande área e assusta moradores do Porto Seguro, em Salto

incêndio em área verde preocupa moradores do Porto Seguro Os moradores do Jardim Porto Seg…