Itu e Salto estão entre as cidades com menores índices de isolamento social nesta semana, com Fase Vermelha do Plano SP. Jundiaí é a que detecta pior dado, com 34%, seguido de Itu, em segundo lugar, com 36%; e Salto, em terceiro, com 38%. Os números foram registrados nesta quarta-feira, 10.

Entre as 139 cidade analisadas pelo SIMI-SP (Sistema de Monitoramento Inteligente de São Paulo) , Itu, Salto e Sorocaba são cidades da região que aparecem em vermelho, sinalizando que estão abaixo do índice mínimo permitido, que seria 40%.

Gráfico mostra índice de Itu desde março do ano passado

Mesmo a Fase Vermelha deste ano estando mais flexível, com escolas e igrejas funcionando, os números do índice não foram alterados, ou seja, o Governo não considerou um número maior para o limite adequado. O isolamento social é considerado a principal arma na luta contra a disseminação de Covid-19, além do uso de máscaras e álcool em gel.

Apesar de estar abaixo do ideal, Itu evoluiu 4 pontos desde a fase amarela, no início deste mês, quando índice era de apenas 32%, quase o mesmo de um ano atrás, quando o número era de 30% no dia 11 de março de 2020.

A mesma evolução aconteceu em Salto, que tinha o mesmo índice no começo da pandemia e no dia 1 de março chegou a 31%, evoluindo sete pontos desde então.

A partir de segunda-feira, dia 15, entraremos na Fase Emergencial, com mais restrições.

Informações Anônimas

O SIMI-SP (Sistema de Monitoramento Inteligente de São Paulo) é viabilizado por meio de acordo com as operadoras de telefonia Vivo, Claro, Oi e TIM, através da ABR (Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações) e do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), para que o Estado possa consultar informações agregadas e anônimas sobre deslocamento nos municípios paulistas mapeados.

Os dados são usados, segundo o Governo do Estado, para elaborar políticas públicas que aprimorem as medidas de isolamento social para o enfrentamento ao coronavírus.

Artigos relacionados
Carregar mais por - redação
Carregar mais em Região

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Secretário Municipal de Sorocaba é preso em força-tarefa

O secretário de Recursos Humanos da Prefeitura de Sorocaba, Rodrigo Onofre, foi preso prev…