A CIS – Companhia Ituana de Saneamento, anunciou nesta sexta-feira, 14, que, junto com a Prefeitura de Itu, intensificará o serviço de fiscalização e orientação aos munícipes para evitar desperdícios de água na cidade.

No mesmo dia, recebemos denúncia de desperdício por parte da autarquia no condomínio Villagios d´Itália. Um vídeo e fotos mostram a caixa de água do local jorrando água. “É sempre assim. Eu  moro aqui há oito meses, mas os moradores mais antigos dizem que foi sempre assim”, denuncia Rafael Farac. “O prefeito esteve aqui durante a campanha, sabe dessa situação”.

“Filmei para mostra o absurdo, dizem que o problema é uma boia, que precisa fazer licitação, mas ainda não fizeram? Os moradores dizem que isso acontece há vários anos. Se eles vão multar, precisam aplicar multa pra eles mesmo. Essa situação é vergonhosa, esta água poderia estar sendo útil para muita gente. Eles mesmos aplicam gestão do desperdício, só não vaza quando estamos sem água”.

Ele mostra relação de reclamações dos moradores, sem respostas, e também prints de conversas pelo Whatsapp, também sem respostas. Ele também reclama que o racionamento, agora oficial, não dura apenas o período noturno, pois ele chega a ficar três dias sem abastecimento.

Entramos em contato com a assessoria da CIS, que não retornou.

Calçadas e carros

A Cis comunicou que, a partir do dia 17 de maio, mais viaturas percorrerão bairros e multas podem ser aplicadas. As situações mais visíveis de desperdício, como lavagem de calçadas e carros com mangueiras são consideradas infrações. Cidadãos também podem denunciar desperdícios de água por meio das páginas da CIS e Prefeitura de Itu, no Facebook, ou pelo telefone 0800 722 4827, ou WhatsApp (11) 94354-0219.

Atualmente o valor da multa aplicada aos infratores é de 10% do valor da próxima conta de água. Desde o início dos trabalhos de fiscalização, os bairros com mais registros de desperdício de água são:  Altos de São José, Itu Novo Centro, Cruz das Almas, São Camilo, Liberdade, Santa Terezinha e Parque Industrial.

Artigos relacionados
Carregar mais por - redação
Carregar mais em Região

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Bandidos assaltam farmácia e cliente no calçadão do Cecap

Mais um assalto à farmácia foi registrado. Dessa vez, o roubo aconteceu no Boulevard no ba…