Em fevereiro, o Jardim Paraíso II foi mostrado para o mundo todo: suas ruas foram alagadas e muitas pessoas perderam tudo que tinham. A cena era desoladora. Um morador procurou o Jornal de Itu para lamentar que, na época, muitos estiveram lá, mas hoje o bairro continua sendo mal administrado e praticamente esquecido pelo Poder Público.

Nesta semana, a Prefeitura esteve no local, segundo o morador, cortando galhos de árvores e até mesmo árvores. “Isso é crime ambiental! Aqui é área de proteção ambiental e preservação de manancial. Jogaram tudo ao lado do riacho, quando chover vai voltar a inundar” conta ele, preocupado.

Ele chegou a reclamar junto à Secretaria do Meio Ambiente, que disse ter o prazo de 30 dias para responder. Ele ainda comenta que a área em que a vegetação foi cortada é de proteção ambiental, mas foi cercada e é usada para criação de animais, sem nenhuma fiscalização por parte da Prefeitura.

Aliás, animais é a grande preocupação dos moradores, especialmente os que têm gatos. “Além dos que temos, muitos aproveitam para abandonar outros aqui, em uma área de mato. E temos ainda muitos animais silvestres”, conta outra moradora. Eles dizem que falta conscientização dos donos de cachorros, que andam com os cães soltos pelas ruas do bairro. Alguns vídeos enviados para nós mostram a ação.

“Além disso, muitos gatos já morreram aqui, alguns por envenenamento, e outros atropelados”, diz a moradora, que lamenta que falte sinalização no bairro. “Há alguns anos até tinha lombada mas estas foram retiradas à pedidos de um morador influente, que na época que morava aqui possua carros antigos e alegava que atrapalhava pelo fato dos carros serem baixos. Sem lombadas, sem placas, os veículos que adentram aqui, descem numa velocidade muito alta, colocando em risco pedestres e os animais. Chega ser absurdo a velocidade que passam na frente da minha casa!”, lamenta outra moradora.

Os moradores criaram até um grupo de proteção aos animais no bairro, e lamentam a falta de conscientização.

Entramos em contato com a Prefeitura para saber se havia alguma resposta ou projeto de melhoria para o bairro. A Secretaria de Comunicação  não se manifestou.

Para saber sobre o que acontece em Itu e região – eventos, vagas de emprego, política, polícia – , faça parte do nosso grupo de Whatsapp: https://chat.whatsapp.com/IIqi0vepuDSD2JOoS4mM80

Artigos relacionados
Carregar mais por - redação
Carregar mais em Região

Deixe uma resposta

Leia também

Notícia Anterior Itupeva perde o Vereador Salvador Philomeno

Infelizmente, nesta sexta-feira, 11, Itupeva perdeu o Vereador Salvador Philomeno, aos 85 …