Quer receber as principais Notícias de Salto e região pelo Facebook Messenger? Inscreva-se agora.
As vagas são limitadas e as inscrições começam na próxima quarta-feira (23)
As cirurgias ocorrerão nos dias 30 e 31 de outubro. Crédito da foto: Felipe Pinheiro / Secom (09/01/2019)

A próxima etapa do mutirão de castração gratuita de cães e gatos atenderá 12 bairros da região da Vila Haro, na zona leste de Sorocaba. As inscrições começam na próxima quarta-feira (23).

Além da Vila Haro, estão contemplados o Jardim Cruzeiro do Sul, Jardim Gramados de Sorocaba, Jardim Gonçalves, Jardim das Estrelas, Jardim Ipê, Jardim Moncayo, Jardim Piratininga, Parque Três Meninos, Vila Arruda, Vila Mencacci e Vila Santa Tereza.

Leia mais  Conheça os mitos e verdades sobre a castração de cães e gatos

O objetivo é reduzir a população de animais abandonados e prevenir doenças, assim como promover a melhoria da qualidade de vida dos animais domésticos. Segundo dados estatísticos de 2013, Sorocaba tem aproximadamente 200 mil cães e gatos.

Segundo a Prefeitura de Sorocaba, a castração é o método mais garantido para o controle populacional de animais domésticos. O procedimento também diminui a probabilidade de doenças, como tumor de mama, tumor de próstata, além de doenças infectocontagiosas.

Já a identificação por microchip permite a responsabilização, a possibilidade de devolução de animais perdidos ou abandonados, contribuindo para o bem-estar dos animais e da população, além de diminuir o risco de transmissão de doenças e agravos de saúde.

O microchip ainda vai possibilitar a formação de um banco de dados para futuramente nortear as políticas públicas ligadas ao bem-estar animal em Sorocaba.

O objetivo da ação é reduzir a população de animais abandonados e prevenir doenças. Crédito da foto: Erick Pinheiro / Arquivo JCS

Inscrições

As inscrições gratuitas deverão ser feitas na próxima semana, de 23 a 25 de outubro, das 8h às 12h e das 13h às 16h, na sede dos Escoteiros Santana, localizada na rua Pedro José Senger, 1.396, na Vila Haro.

O morador interessado em castrar seus animais de estimação deve comparecer com RG, CPF e um comprovante de residência (atual) em seu nome. As vagas são limitadas.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3202.8006, de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h.

Animais castrados têm menor chance de desenvolver doenças como o câncer. Crédito da foto: Alexandre Lombardi / Arquivo Secom

Cirurgias

As cirurgias ocorrerão nos dias 30 e 31 de outubro na sede dos Escoteiros Santana. Para o procedimento, as pessoas deverão tomar alguns cuidados com seus cães e gatos. O animal deverá ficar em jejum completo (água e comida) num período de seis horas antes da castração, além de estar com a vacina em dia, tanto a antirrábica como a V8.

Os cães devem ser levados ao mutirão com coleira, guia ou caixa de transporte. Caso o animal seja bravo, levar também a focinheira. Os gatos devem ser levados em caixas de transporte, com bastante segurança.

Outra recomendação é que, em caso de levar mais de um animal para a castração, o munícipe esteja acompanhado de mais uma pessoa. Por último, o dono do bicho de estimação também deve levar uma proteção para o seu animal após a realização da castração, como roupa pós-cirúrgica ou o colar elisabetano. (Com informações de Secom Sorocaba)

Artigos relacionados
Carregar mais por - redação
Carregar mais em Região

Deixe uma resposta

Leia também

Não vai perder o 3º Festival de Coros de Itu: veja mais e corra, começa dia 22

Se você gosta de uma boa música, não pode perder essa.Começa na 6ª feira o 3º Festival de …