Quer receber as principais Notícias de Salto e região pelo Facebook Messenger? Inscreva-se agora.
Pensando em aproveitar os descontos, muitos já se programaram para a Black Friday
A Black Friday é um dos eventos mais importantes para o comércio. Crédito da foto: Aldo V. Silva (24/11/2015)

Descontos de até 70% e ofertas de produtos pela metade do preço fazem os olhos do consumidor brilhar. Pensando em aproveitar oportunidades como essa, muitos já se programaram para a Black Friday, prevista para ocorrer em 29 de novembro no Brasil. E, por estar muito próxima do Natal, época que também aquece a economia, há quem vá aproveitar a sexta-feira de promoções para comprar os presentes natalinos.

A ideia pode ser muito lucrativa, apontou o economista Renato Garcia, coordenador do curso de ciências econômicas da Universidade de Sorocaba (Uniso). Essa é a chance de conseguir descontos consideráveis. Por isso, é muito importante que o consumidor venha acompanhando os preços dos produtos que deseja comprar.

O mesmo se aplica para o e-commerce, o comércio via internet. Muitos sites entrarão na Black Friday, então ficar atento aos valores desde já é fundamental. Outro ponto positivo apontado por Garcia é que nesse momento ainda é possível contar com a entrega para chegar até o Natal.

Depois, às vésperas do Natal, os produtos comprados on-line podem demorar muito a chegar, inclusive passar da data. “A expectativa é que esse Natal seja melhor que os anteriores”, disse Renato.

Porém, caso o desconto não esteja assim tão atraente, o economista explica que pode valer a pena esperar a época do Natal. Caso os estabelecimentos estejam com muito estoque para o período, o preço dos produtos pode ser reduzido consideravelmente.

Leia mais  Céu Sagrado inaugura Natal Iluminado em 24 de novembro em Sorocaba

Avaliar os recursos

Comércio de Sorocaba pode oferecer descontos de até 70% na Black Friday
Economista aponta que este Natal deve ser melhor que nos anos anteriores. Crédito da foto: Erick Pinheiro (22/12/2018)

Outro ponto a ser avaliado para fazer a compra dos presentes de Natal na Black Friday é o recurso. Se o consumidor possuir o dinheiro em mãos para as compras – o que pode aumentar ainda mais os descontos – a aposta na Black Friday pode ser certeira. “Há quem vá esperar o dinheiro do 13º salário para a compra dos presentes”, disse o economista.

Além de acompanhar os preços, outra dica é fazer uma lista do que será comprado. Ela evitará com que compras não programas comprometam o orçamento a longo prazo, como a primeira parcela do IPVA que chega logo após a passagem do Natal.

“Quem não sabe o que vai comprar pode sofrer com isso. As compras por impulso acontecem também por isso.”

Mesmo que a compra não seja feita pela internet, acompanhar os preços nos sites das lojas pode ajudar no momento da compra. “O quanto antes conseguir antecipar é bom. É muito arriscado deixar a compra para o último dia”, completou o especialista.

Uma dica parecida é dada também pelo Procon de Sorocaba sobre compras na Black Friday. A entidade pede para o consumidor ficar atento aos preços para não cair em armadilhas.

Leia mais  Consumidores usam estratégias de compras na Black Friday

Economia e praticidade

Para o aposentado William Rosa, 59 anos, a oportunidade envolve, além de economia, praticidade. Ele está se preparando para comprar na Black Friday uma televisão de 40 polegadas e uma lavadora de alta pressão. E os presentes da família também serão garantidos no próximo dia 29 de novembro.

William está se programando para investir R$ 2,5 nos presentes para os netos, a filha e a esposa. Para os pequenos, irá nos tradicionais brinquedos. Para a filha e esposa irá aproveitar os descontos em lojas de roupas.

“Vou aproveitar que terão promoções de quase 70%. E também se comprar mais perto do Natal é muita correria, o centro fica muito cheio”, comentou o aposentado.  Ele explica que, assim como a compra, irá dar os presentes adiantados. O investimento será feito com uma parcela do abono salarial. (Aline Albuquerque)

Leia mais  Procon de Sorocaba orienta os consumidores para a Black Friday 2019

Artigos relacionados
Carregar mais por - redação
Carregar mais em Região

Deixe uma resposta

Leia também

Encontro com Garfield no Plaza Shopping Itu será neste fim de semana

Como parte da programação de fim de ano, o Plaza Shopping Itu recebe a visita do personage…