Nesta terça-feira (04/08), Itu e Salto celebraram a assinatura do contrato com a empresa que irá operar o Trem Republicano. A atração é uma das apostas do Poder Público para a retomada do aquecimento econômico no esperado período pós-pandemia, devido ao perfil de estâncias turísticas de Itu e Salto.

A expectativa é a de que o Trem Republicano passe a operar em dezembro deste ano, de acordo com a presidência da Serra Verde Express, que ficará responsável por serviços de conservação, manutenção, vigilância, limpeza, fiscalização, jardinagem e controle de passageiros. A empresa, com mais de 20 anos de experiência, é a atual concessionária dos trens turísticos na ferrovia Paranaguá-Curitiba, sendo a responsável pelo passeio entre Curitiba e Morretes.

Presidida pelo CITREM, em nome da superintende do Consórcio, a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo de Salto, Anita de Moraes Leis, a assinatura do contrato contou com a presença dos Prefeitos de Salto, Geraldo Garcia e de Itu, Guilherme Gazzola, do secretário de Turismo, Lazer e Eventos de Itu, Vinícius Salton, do empresário da Serra Express, Adonai Aires Arruda, os presidentes das Câmaras de ambas as cidades: Lafaiete Pinheiro dos Santos (Salto) e Ricardo Giordani (Itu)..

A faixa ferroviária de aproximadamente 7 km, que liga as antigas estações de trem dos municípios citados, dever ser um “marco para a criação de empregos e fomento ao setor de serviços”, segundo a assessoria das cidades: há a previsão inicial de 9 empregos diretos e outros 20 empregos terceirizados.

Na oportunidade, o Prefeito de Salto destacou o momento histórico para a assinatura do contrato para a operação do Trem, em um projeto que começou em 2005. “Hoje estamos celebrando um momento importante para a história das duas cidades, do CITREM. Este contrato é o resultado de um grande esforço que tem sido empenhado desde o surgimento da ideia de um trem que uniria turisticamente as duas cidades.

(Informações e fotos: Assessoria Prefeitura de Salto)

Artigos relacionados
Carregar mais por - redação
Carregar mais em Região

Deixe uma resposta

Leia também

Vereador mais votado, Thiago Gonçales traça planos para o futuro

Foto: André Roedel Thiago Gonçales (PL), também conhecido como Adautinho, foi o candidato …